TRE: Poucos problemas com urnas eletrônicas são registrados até o meio desta manhã em Pernambuco

Por Cristiano Rodrigues 15/11/2020 - 12:48 hs

Na eleição mais digital da história por causa da pandemia da Covid-19, Pernambuco registrou poucos problemas com as urnas eletrônicas colocadas à disposição nos 184 municípios pernambucanos até o meio desta manhã.
 
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), 103 urnas precisaram ser substituídas e três locais ficaram sem energia nas quatro primeiras horas de votação no Estado.

No total,  103 não chega a 0,5% das urnas eletrônicas, levando em consideração que há mais de 20 mil urnas em funcionamento em Pernambuco. O número é visto como satisfatório pelo órgão, tendo em vista que fica aquém dos índices das eleições anteriores.

De acordo com o TRE-PE, o município com mais substituições nas urnas foi Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), com 12 aparelhos trocados.  Os dois locais sem energia não foram informados, mas a Celpe foi acionada para os endereços. O TRE-PE afirmou que colocou mais de 1,7 mil urnas de reserva para o pleito 2020. Em caso de substituição delas, não há perda de votos computados, e as trocas são feitas rapidamente em cada seção eleitoral.

Caso caia a energia no local de votação, o eleitor também não tem nenhuma perda já que os aparelhos possuem uma bateria que dura o dia inteiro de eleição.