Trabalho das Forças Armadas é bem avaliado por 41% e reprovado por 16%

Por Cristiano Rodrigues 11/01/2021 - 11:42 hs

Pesquisa PoderData mostra que 41% da população do Brasil avalia como “ótimo/bom” o trabalho das Forças Armadas. Outros 31% disseram ser “regular” e 16% declararam ser “ruim/péssimo”. Uma parcela de 12% não soube responder.

As avaliações positivas sobre o trabalho das Forças Armadas foram mais comuns entre homens (45%), jovens até 24 anos (49%), pessoas que estudaram até o ensino fundamental (45%), moradores do Norte (72%) e com renda de 2 a 5 salários mínimos (48%).

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

Os dados foram coletados de 4 a 6 de janeiro, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 518 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

s Forças Armadas passaram por um período de reconstrução da própria imagem depois de imporem 21 anos de ditadura sobre o Brasil. Chegaram ao poder em 1964, com um golpe de Estado, e ficaram até 1985.

A ditadura teve momentos de popularidade com o fenômeno conhecido como “milagre econômico”, mas seus últimos anos foram de inflação alta e esgotamento político.

Nos estratos

Os homens têm imagem mais positiva das Forças Armadas que as mulheres. Entre eles, 45% dizem que as Forças fazem um trabalho “ótimo/bom”. No grupo das mulheres, essa parcela é de 37%.

A faixa etária com mais classificações positivas é de 16 a 24 anos. Nesse grupo, 49% dizem que o trabalho é “ótimo/bom” e 13%, “ruim/péssimo”.

O estrato de 25 a 44 anos tem menos avaliações positivas. Nessa faixa, 35% afirmam que o trabalho das Forças Armadas é “ótimo/bom”, e 22% “ruim/péssimo”.

A faixa menos instruída é mais simpática à caserna. Na faixa que estudou até o ensino fundamental, 45% afirmam que os militares fazem trabalho “ótimo/bom”. No grupo que estudou até o ensino superior, essa é a opinião de 29%.

A região que mais deu avaliações positivas às Forças Armadas foi a Norte, com 72% de “ótimo/bom” e 3% de “ruim/péssimo”. No Nordeste foram 36% de “ótimo/bom” e 24% “ruim péssimo”.

A faixa que ganha de 2 a 5 salários mínimos respondeu, em 48% das vezes, que o trabalho dos militares é “ótimo/bom”. Os mais ricos, com renda acima de 10 salários mínimos, tiveram opinião semelhante em 21% das respostas. Leia todos os dados por estrato:

Bolsonarismo e militares

As avaliações positivas sobre o trabalho das Forças Armadas são majoritárias no grupo que atribui “ótimo/bom” a Jair Bolsonaro. Nesse estrato, 61% dão avaliação positiva ao trabalho dos militares.

Quem julga o trabalho de Bolsonaro “ruim/péssimo” também é mais crítico à atuação das Forças Armadas. Nesse estrato, 26% afirmaram ser “ótimo/bom” o trabalho dos militares e 29%, “ruim/péssimo”. Eis o cruzamento completo:

A pesquisa PoderData também cruzou a avaliação das Forças Armadas com a aprovação do governo Bolsonaro. Eis os resultados:

  • Aprova o governo – 58% julgam o trabalho das Forças Armadas como “ótimo/bom”, 25% como “regular” e 4%, “ruim/péssimo”;
  • Desaprova o governo – 28% julgam o trabalho das Forças Armadas como “ótimo/bom”, 37% como “regular e 25%, “ruim/péssimo”.

Jair Bolsonaro foi capitão do Exército. Seu governo está recheado de militares. São 10 ministros com ao menos passagem por alguma das 3 Forças.

Nos últimos anos o Exército, principalmente, tem ficado em evidência por ser empregado em missões de segurança pública.

Em 2018, por exemplo, o então presidente Michel Temer determinou intervenção no Rio de Janeiro e colocou um general, Walter Braga Netto, no comando da segurança do Rio. Hoje Braga Netto é ministro da Casa Civil de Bolsonaro.