Confira aqui no Jornal PE 5 dicas para aproveitar o verão com mais saúde

Por Cristiano Rodrigues 11/01/2021 - 22:01 hs

O verão já está na metade, mas ainda temos muito calor pela frente. Nós, brasileiros, já estamos acostumados às altas temperaturas do clima tropical, mas isso não significa que estamos imunes a picadas de insetos, desidratação, insolação e outros problemas que se intensificam no verão. Prova disso é que, geralmente, é nessa estação que os hospitais ficam mais lotados.

Há quem ame e há quem odeie o verão, mas é inegável que essa época do ano demanda alguns cuidados especiais com a nossa saúde. Pensando nisso, elaboramos 5 dicas para você e sua família aproveitarem o calor com qualidade de vida. Dê uma lida!

Esta é a dica mais óbvia e, ainda assim, a mais necessária: faça o máximo para beber, no mínimo, 2L de água por dia. Pode parecer engraçado, mas com a rotina pesada do dia a dia, muitas pessoas acabam esquecendo de beber água com a devida frequência. A sede já é um sinal do princípio de desidratação, portanto, é recomendado não beber água somente quando sentimos sede, mas sempre que possível.

Essa dica é ainda mais válida no verão porque, devido ao calor, transpiramos muito e, consequentemente, perdemos muitos eletrólitos e minerais. Outras bebidas perfeitas para hidratar, além da água, são os sucos naturais de frutas, água de coco e chá gelado. Evite refrigerantes, sucos artificiais e bebidas alcoólicas, pois não hidratam o suficiente e podem, até mesmo, facilitar a desidratação.

Não é possível, nem indicado, evitar completamente o sol, mas entre as 10h e 16h isso é bastante recomendado. Nesse horário, os raios solares são mais fortes e, por isso, além de existir um risco maior de insolação, o nosso corpo também transpira mais, podendo causar desidratação grave. Durante esse horário, é essencial passar protetor solar a cada 3 horas, usar chapéu e colocar óculos de sol.

Contudo, se expor ao sol tem vários benefícios, como a absorção da vitamina D no nosso organismo, que reduz as chances de adquirir doenças renais, diabetes e, até, depressão. Por isso, procure realizar atividades físicas ao ar livre pela manhã ou no fim da tarde. O exercício físico é fundamental para manter o organismo funcionando corretamente, eliminar toxinas, aumentar a disposição e ativar a circulação sanguínea.

Use roupas leves e claras

Ao contrário das cores escuras, que absorvem o calor, as roupas leves de cor clara ajudam a pele a eliminar o excesso de calor do organismo. Por isso, no verão, é recomendado optar por camisetas leves, shorts e vestidos soltos, nas cores branca, rosa e cinza claro, por exemplo.

Lembre-se: o suor tem um importante papel na regulação da temperatura corporal. Portanto, é aconselhável preferir roupas de material natural, como algodão ou linho, que facilitam a transpiração, ao invés dos tecidos sintéticos, como poliéster ou lycra.

Atenção à alimentação

Você sabia que uma alimentação correta também pode ajudar a regular a temperatura corporal? Alimentos pesados, como frituras e embutidos, e refeições muito grandes ou picantes tornam o organismo mais lento e provocam um excesso de trabalho para o estômago, dificultando a eliminação do calor.

Diante disso, o ideal é optar por alimentos leves e frescos, como saladas e frutas. Frutas como melancia e abacaxi são repletas de suco e água, o que também vai auxiliar na hidratação do organismo. Além disso, elas repõem algumas substâncias que perdemos por meio do suor.

No entanto, os cuidados devem ir muito além do que comer. Durante o verão, devemos ter atenção redobrada à higiene e procedência dos alimentos, já que o calor propicia a proliferação de bactérias. Lave muito bem os vegetais e atente-se à refrigeração e preparo dos alimentos. Além disso, evite fast foods e comidas de rua cuja a origem, higiene e modo de preparo são desconhecidos.

Deixe as portas e janelas abertas sempre que possível

Sabemos que, hoje em dia, manter janelas e portas trancadas é questão de segurança. Mas, se você vive em um local tranquilo, ou em um patamar bem acima da rua, deixar as portas ou, pelo menos, as janelas abertas é uma ótima prática durante o verão. Isso vai ajudar a circular o ar e vai economizar os gastos com ventiladores e ar condicionado.

Mas, atenção: tome cuidado com os mosquitos, principalmente os transmissores da dengue! Por isso, talvez seja indicado que você instale mosquiteiros nas janelas, para que você possa aproveitar a circulação de ar sem maiores preocupações.