Em nova etapa da vacinação contra Covid-19, Recife chega a mais de 14 mil imunizados

Por Cristiano Rodrigues 28/01/2021 - 10:59 hs

O Recife começou a vacinar contra a Covid-19 os idosos com 85 anos ou mais, na quarta-feira (27), e, com um recorde diário de 2.893 doses aplicadas, alcançou a marca de 14.236 imunizados. 

Os dados, divulgados pela Prefeitura do Recife, nesta quinta-feira (28), estão disponíves no vacinômetro - ferramenta que acompanha os números da campanha de vacinação em tempo real.

Na quarta-feira, a prefeitura abriu as 65 salas de vacinação em nove pontos fixos e os três pontos de drive-thru, que deram início ao segundo módulo do Plano Recife Vacina.

"No dia em que iniciamos a vacinação de pessoas idosas acima dos 85 anos, alcançamos um resultado importante: recorde no número de imunizados em um só dia. Isso mostra que o trabalho de planejamento tem funcionado e progredido a cada dia. Vamos seguir avançando no cuidado às pessoas, garantindo a cobertura do Plano Vacina Recife", destacou o prefeito do Recife, João Campos.

Os locais disponíveis para o agendamento da vacinação são: 
- Compaz Dom Helder Câmara, Coque
- Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo
- Escola Nilo Pereira, em Casa Amarela
- Compaz Miguel Arraes, na Caxangá
- Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro
- Escola Miguel Arraes de Alencar, na Estância
- Ginásio Geraldão, na Imbiribeira
- Escola Nadir Colaço, na Macaxeira
- UPA-E Fernando Figueira, no Ibura

A população ainda pode ter acesso à vacinação em um dos três pontos do drive-thru instalados no Parque da Macaxeira, Geraldão e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

Estes pontos funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo.

Os idosos que não conseguirem fazer o cadastro poderão fazer o preenchimento de dados no sistema nos centros montados pela prefeitura, onde haverá profissionais para realizar o serviço.

Essa marcação pode ser feita por um parente ou conhecido do idoso, desde que leve toda a documentação necessária para realizar o cadastro. Caso haja vagas remanescentes de agendamento prévio no momento, eles poderão, inclusive, já receber suas doses de vacina.

Para agendar a ida ao posto de vacinação para receber a dose, o idoso deve marcar dia, horário e local no site Minha Vacina ou no aplicativo Conecta Recife, disponível nas lojas de aplicativos para smartphones. 

No site ou no app, o cidadão precisa marcar primeiramente o seu grupo prioritário - nesse caso específico, o de pessoas de 85 anos ou mais.

Em seguida, é necessário anexar comprovante de residência e documento de identificação. Ainda há um formulário para preenchimento de dados como nome completo, CPF, telefone, data de nascimento e endereço.
 
Esse será o mesmo procedimento para os demais grupos prioritários, que terão a imunização iniciada à medida que o Ministério da Saúde repassar as doses das vacinas aos estados e municípios.