Telegram ultrapassa WhatsApp como o app mais baixado de janeiro

Por Cristiano Rodrigues 05/02/2021 - 21:15 hs

O Telegram foi o aplicativo mais baixado de janeiro no mundo todo, com mais 63 milhões de downloads. A estimativa foi feita pela empresa Sensor Tower, – especializada em inteligência de marketing de apps nas lojas de celulares – que divulgou, na última quinta-feira (4), os apps mais baixados em janeiro de 2021.

De acordo com o estudo, Índia (com 24% dos downloads) e Indonésia (representando 10%) apresentaram as maiores incidências de instalação do aplicativo de mensagens instantâneas.

O fato do Telegram figurar no topo da lista, no entanto, não é motivo de surpresa: desde que o WhatsApp anunciou as novas políticas de privacidade – que permitem o compartilhamento de dados do app com o Facebook e Instagram –, as pessoas têm procurado ferramentas alternativas de comunicação. E o Telegram tem se aproveitado disso.

Não à toa, o cofundador da plataforma, Pavel Durov, anunciou em janeiro que o aplicativo ultrapassou a marca de 500 milhões de usuários ativos. Isso fez com que app saísse da oitava posição para o topo do ranking de aplicativos mais baixados.

Já a segunda colocação ficou com o TikTok, que registrou quase 62 milhões de instalações, seguido pelo Signal, também beneficiado pela migração de usuários do WhatsApp.

Os aplicativos do Facebook, WhatsApp e Instagram, de Mark Zuckerberg, aparecem logo na sequência, fechando o top 6.

Ranking segmentado

Ao considerar apenas os downloads na App Store, os dois primeiro lugares mantiveram-se intactos em comparação com a lista de dezembro do ano passado: TikTok em primeiro lugar, seguido pelo YouTube.

No entanto, foi observada uma queda nos downloads de aplicativos das empresas de Mark Zuckerberg, dando lugar ao Zoom (terceira posição) e Telegram (quarta posição).

O mesmo cenário foi observado nos aplicativos mais baixados de janeiro no Google Play. Facebook, WhatsApp e Instagram, que ocupavam o topo da lista no final do ano passado, caíram, mas continuam no top 10.

Com isso, Telegram, Signal e TikTok passaram a ser as aplicações mais instaladas nos dispositivos Android.