Polícia investiga suspeito de matar pelo menos cinco gatos no Recife

Por Cristiano Rodrigues 17/02/2021 - 09:54 hs

Um homem suspeito de matar pelo menos cinco gatos, na avenida Beira-Rio, bairro da Torre, Zona Oeste do Recife, é alvo de investigação da Polícia Civil de Pernambuco. Ele ainda não foi identificado.

Em publicações compartilhadas nas redes sociais, é possível ver o homem torturando os animais. O caso ocorreu na semana passada, na madrugada de terça-feira (9).

Nas imagens, o homem, que veste bermuda escura e camisa branca, aparece chutando um dos gatos, segurando outro pelo rabo e desferindo pontapés em mais um. 

Em nota, a Polícia Civil informou que o caso foi registrado na Delegacia do Meio Ambiente (Depoma), localizada no bairro de Tejipió, Zona Oeste do Recife, na última sexta-feira (12). A corporação abriu inquérito para investigar o crime, que foi registrado como maus-tratos.

Administradora da página no Instagram @gatinhosurbanos, a médica veterinária Fernanda Aguiar relata as agressões. 
"Ele foi com ração, começou a alisar e depois agrediu os gatos. Matou quatro filhos a chutes, pisadas. Conseguiu pegar um adulto também já debilitado, espancou dentro do carro e depois soltou dentro do rio para morrer lá", disse. O perfil compartilhou várias imagens e vídeos que mostram o homem matando os gatos.

A equipe da página foi ao Depoma para registrar Boletim de Ocorrência e começou a divulgar as imagens, que alcançaram grande repercussão e geraram revolta. 

"Foram feitas algumas denúncias anônimas e a polícia está investigando. Disseram que fizeram ofícios e estão indo atrás", completou Fernanda. 

A página organizou uma campanha para contratar um vigia noturno para o local. "Colocamos as contas da gente e as pessoas fazem transferência para a gente separar para o vigia", finalizou a médica veterinária.

Em discurso na Câmara do Recife na terça-feira (16), a vereadora Andreza Romero (PP), eleita sob a bandeira da causa animal, afirmou que encaminhou denúncia à Depoma e cobrou celeridade nas investigações do caso. “Se nem mesmo o aumento da pena contra crimes de maus-tratos consegue dissuadir essa prática e nem câmeras intimidam a ação covarde de criminosos, precisamos condenar esses casos e cobrar o fim do cenário de impunidade”, pediu. 
 
A parlamentar pediu mais atenção à causa animal. “Esse não é o primeiro caso que acontece na avenida Beira Rio. Aqueles animais foram torturados durante uma hora e não houve nenhum socorro, nenhuma ronda policial que impedisse a crueldade. Como representante formal da causa animal, espero respostas e justiça. Esse homem é um risco a outros animais e às pessoas, ele precisa ser identificado e punido”, enfatizou. 

Andreza teme que, sem a investigação do caso e o cumprimento da legislação, outras pessoas sejam instigadas a cometer crimes contra os animais. “Há muitos gatos na área e muitas pessoas testemunham sobre outros casos de crueldade, envenenamento, entre outros crimes. A impunidade deixa os criminosos confortáveis para agir ali ou em outros locais. Não podemos aceitar”, finalizou a vereadora.
 
Lei aumentou pena para crime de maus-tratos
A Lei 1.095/2019, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em 29 de setembro de 2020, aumentou a punição para quem abusar, maltratar, ferir ou mutilar animais.

Segundo o texto da legislação, que abrange animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, esse crime será punido com pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e a proibição de guarda.

Antes da sanção dessa nova Lei, o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais 9.605/98 previa de três meses a um ano de reclusão, além de multa.