Povo de Pernambuco poderá acompanhar resultado de testes para Covid-19 em plataforma online

Por Cristiano Rodrigues 25/02/2021 - 20:47 hs

A partir desta quinta-feira (25), uma plataforma online poderá ser usada para acompanhamento do resultado de testes para detectar o novo coronavírus em Pernambuco. A plataforma Meu Exame pretende otimizar o acesso aos resultados do exame do tipo RT-PCR realizados na rede pública sem que a pessoa precise sair de casa. 

O processamento da amostra e andamento do exame também poderão ser acompanhados pelo site. “Além de otimizar uma divulgação dos resultados dos exames, a plataforma tende a evitar que uma população se desloque até os centros de testagem ou entrar em contato por e-mail ou telefone com uma secretaria em busca de informações”, ressaltou André Longo, secretário de Saúde de Pernambuco.

Para acessar o Meu Exame, o usuário preencherá os dados pessoais (nome completo, número de CPF e dados de nascimento), data da coleta e o número da requisição do exame, usado para cadastramento do serviço no Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL ), coordenado pelo Ministério da Saúde (MS) e também empregado pelos Estados e municípios. A numeração pode ser disponibilizada ao usuário pela própria equipe responsável pelo cadastro e realização da testagem no momento da coleta.

Nestes primeiros dias, o sistema funcionará em fase piloto, possibilitando o acesso aos resultados das coletas realizadas nos cinco centros de teste sob gestão estadual (Geraldão, Centro de Convenções de Pernambuco, Ceasa, Cefospe e Secretaria Estadual de Educação, todos no Recife). 

A ideia é expandir a iniciativa, ao longo das próximas semanas, para uma população que realizou a testagem em serviços ligados aos municípios. A plataforma pode ser acessada no link meuexame.saude.pe.gov.br