Pernambuco registra diminuição das solicitações por vagas de UTI

Por Cristiano Rodrigues 31/03/2021 - 18:57 hs

Em pronunciamento oficial nesta quarta-feira (31), o governador Paulo Câmara informou que Pernambuco registrou a interrupção no crescimento acelerado das demandas por leitos de UTI, registrado nas últimas quatro semanas no Estado. O Estado ainda registra a menor média móvel de mortes pela Covid-19 do País. 

Paulo Câmara informou que a taxa de mortalidade pelo novo coronavírus em Pernambuco, que já foi a terceira maior do país, hoje está na vigésima primeira posição, considerando os dados totais desde março do ano passado. “Nos últimos sete dias, a média móvel de óbitos do Estado é a menor do País, observando a taxa por 100 mil habitantes”, registrou.

De acordo com o governador, são dados importantes, mas não devem ser encarados como uma vitória contra a doença. “Não podemos baixar a guarda. Nada impede que uma nova aceleração da pandemia nos obrigue a retomar medidas mais duras de isolamento”, disse Paulo Câmara, reforçando o pedido para que a população continue respeitando as medidas sanitárias. “O comportamento de cada um será, mais do que nunca, determinante no cenário das próximas semanas”, finalizou.

Em uma coletiva virtual, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, comentou que enquanto houver morte causada pela Covid-19, o registro não deve ser comemorado. "Obviamente, esses dados não se comemoram. Nós não podemos comemorar nada, não podemos baixar a guarda, muito pelo contrário", afirmou. Longo salientou ainda que o período de restrições que se encerra nesta quarta, dando início a um novo plano de convivência a partir desta quinta-feira (1°), ainda vai surtir efeito. "Esses números sequer ainda são reflexo desse período de quarentena que se acaba hoje, mas sim de um período anterior. Aqui, é preciso destacar que Pernambuco tem restrições impostas pela pandemia desde o início de dezembro, quando houve restrições de shows e festas que foram ampliadas em janeiro com a vedação de qualquer evento", lembrou.