Hora de trabalhar: Rover Zhurong, da China, começa explorar a superfície de Marte

Por Cristiano Rodrigues 22/05/2021 - 19:42 hs

Zhurong, o rover chinês em Marte, deixou sua plataforma neste sábado (22) para começar a explorar a superfície do planeta, de acordo com a Administração Espacial Nacional da China.

Sua missão é simples: viajar pelo Planeta Vermelho para coletar informações e realizar explorações científicas. O robô, que é impulsionado por energia solar, conta com seis rodas e seis cargas úteis, tais quais:

  • Câmera de terreno configurada;
  • Radar de detecção de subsuperfície;
  • Detector de composição de superfície;
  • Câmera multiespectral, dentre outros.

A exploração do rover faz parte da missão Tianwen, que tem como objetivo estudar as várias características de Marte, incluindo sua morfologia e estrutura geológica, estrutura interna, características do solo, composição, ionosfera, distribuição de água e gelo, atmosfera, clima e aspectos físicos.

A missão também conta um satélite que ficará encarregado de localizar um terreno propício para a montagem de uma estrutura de coleta de amostras para quando futuras missões retornarem ao planeta.

Com sua chegada, a China se tornou o terceiro país a pousar em Marte, precedida pela União Soviética e EUA. O Zhurong, que pesa mais ou menos 250 quilos, deve continuar seu trabalho por cerca de três meses.