Recife anuncia retorno das aulas presenciais na rede municipal; veja cronograma

Por Cristiano Rodrigues 10/06/2021 - 18:45 hs

A Secretaria de Educação do Recife anunciou, nesta quinta-feira (10), o cronograma para a retomada das aulas presenciais nas escolas da rede pública municipal. 

Segundo a pasta, o retorno está marcado para 22 de julho com as turmas dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e será dividido em etapas.

As aulas presenciais nas unidades de ensino do município estão suspensas desde março de 2020, em razão da pandemia de Covid-19. O Governo do Estado autorizou a volta dos alunos às salas de aula em 26 de abril, mas os calendários ficaram sob responsabilidade de cada prefeitura.

Em 27 de julho, será a vez dos estudantes das turmas dos 4º, 5º, 6º e 7º ano do Ensino Fundamental.

Por fim, em 3 de agosto retornarão as atividades presenciais dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental e das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como da Educação Infantil, com os estudantes de creche e pré-escola.

Antes da retomada das aulas presenciais, que será feita logo após o fim do recesso letivo, profissionais da rede voltarão às escolas para a preparação, segundo o secretário municipal de Educação do Recife, Fred Amâncio.

A partir de 22 de junho, as atividades de preparação das escolas para a volta serão intensificadas com o trabalho presencial dos coordenadores pedagógicos e profissionais da equipe de gestão da rede. 

Em 29 de junho, os professores e demais profissionais retornarão aos trabalhos nas escolas para criar planos de aula, orientações sobre os protocolos sanitários e acolhida do estudantes. 

"Nesse trabalho de preparação para a retomada das aulas presenciais e para o cumprimento do protocolo sanitário, adquirimos vários materiais e equipamentos importantes para todas as nossas unidades educacionais", disse o secretário Fred Amâncio

Alterações de infraestrutura, como a instalação de novas pias em todas as escolas e creches da rede, também foram feitas. "Também trabalhamos para ampliar e fortalecer o acesso à água em todas as nossas unidades, inclusive com a ampliação da capacidade de armazenagem", acrescentou Amâncio.  

"Todo esse trabalho tem como principal objetivo beneficiar os nossos estudantes com a retomada das aulas presenciais e fortalecer ainda mais a educação do Recife", finalizou o secretário. 

Cronograma
22 de junho - Equipes de gestão
29 de junho - Professores da rede
22 de julho - Ensino Fundamental: 8º e 9º anos
27 de julho - Ensino Fundamental: 4º, 5º, 6º e 7º anos
3 de agosto - Ensino fundamental: 1º, 2º e 3º anos, EJA e Educação Infantil