Novos lotes de vacinas da Janssen e da Astrazeneca chegam a Pernambuco

Por Cristiano Rodrigues 04/07/2021 - 11:31 hs

Pernambuco recebeu, na tarde deste sábado (3), novos lotes de vacinas contra a Covid-19. Chegaram ao Estado 106.200 unidades da Janssen, além de 124 mil doses da Astrazeneca. As duas remessas se somam a outros lotes recebidos durante a semana, para dar continuidade à campanha de vacinação.

As aeronaves que transportavam os insumos aterrissaram no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre às 13h20 e 16h35, respectivamente. As doses foram encaminhadas à sede do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), e serão enviadas às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) ainda na manhã deste domingo (4).

Foram recebidas por Pernambuco, desde a última quarta-feira (30), cinco remessas de imunizantes, totalizando 483.850 unidades. Com isso, o Estado soma 100% de primeiras doses para os grupos prioritários elencados no Plano Nacional de Operacionalização (PNO).

As doses da Astrazeneca serão destinadas exclusivamente à aplicação das primeiras doses em trabalhadores da indústria, podendo haver expansão para outros grupos ou por faixa etária, de acordo com o andamento e realidade da campanha em cada cidade. Já os quantitativos para segundas doses, também da Astrazeneca, serão destinados às pessoas com comorbidades e deficiência.

No caso das vacinas da Janssen, a unidades serão utilizadas para aplicação por faixa etária. Um total de 56.350 doses serão destinadas aos municípios do Recife, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira, finalizando os quantitativos pactuados anteriormente na Comissão Intergestores Bipartite (CIB).