Recife recebe selo internacional de destino turístico seguro

Por Cristiano Rodrigues 06/07/2021 - 08:52 hs

A cidade do Recife recebeu um selo internacional de destino turístico seguro, com o Selo Safe Travels, do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), chancelado pela Organização Mundial do Turismo.  O selo chega em um momento onde os cuidados sanitários com a pandemia da Covid-19 exigem ainda mais segurança para os turistas e reconhecem destinos populares mundialmente e que se adequam aos protocolos que garantem o turismo de forma segura.

O selo internacional foi entregue ao município pelo Governo do Estado, que virou embaixador do Safe Travels. A certificação foi criada pela WTTC para dar mais confiança aos viajantes e impulsionar o turismo. A distinção coloca a cidade como um destino contemplado e reconhecido pela adoção dos protocolos de biossegurança contra o novo coronavírus.

Os protocolos de viagens anunciados pelo WTTC foram elaborados seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), com colaboração da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), do Conselho Internacional de Aeroportos (ACI) e da Associação Internacional de Cruzeiros Marítimos (CLIA) para garantir o alinhamento de todo o setor.

Segundo o prefeito do Recife, João Campos, o selo consolida a cidade como um grande polo de serviços e turismo no mundo, garantindo boa condição para retomada do turismo, que enfrenta dificuldades com a pandemia.

“Esse selo é homologado pelas entidades internacionais de saúde e de turismo e, com isso, a gente garante que o Recife, que é grande polo de serviços e de turismo, vai estar pronto para essa virada, sobretudo agora no segundo semestre. Estamos tendo uma redução de Covid no Recife e em Pernambuco, com isso há uma tendência forte de crescimento do turismo regional e também internacional”, declarou o prefeito.

Mesmo com a pandemia, no ano passado o Estado registrou um fluxo global de mais de 2 milhões de turistas. Em 2019, o número chegou a 3,4 milhões. Hoje, o Recife conta com 85 meios de hospedagem e 17,1 mil leitos disponíveis, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE).

Recife se junta agora a locais como Arábia Saudita, Barcelona, Cancún, Portugal e Sevilha, que foram os primeiros destinos internacionais a receberem o selo WTTC. No Brasil, já receberam o selo Pernambuco, Alagoas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo.

O reconhecimento foi feito por meio de uma placa entregue pelo secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, na sede da Prefeitura do Recife.