PF prende em Tamandaré membros de quadrilha com atuação em Salvador

Entre os presos, está um casal integrante da cúpula da facção criminosa e um outro líder

Por Cristiano Rodrigues 15/10/2021 - 10:24 hs

Três membros de uma organização criminosa com atuação no bairro de Amaralina, em Salvador, capital da Bahia, foram presos pela Polícia Federal (PF) em uma mansão na cidade de Tamandaré, no Litoral Sul de Pernambuco. 

As prisões ocorreram na manhã de quarta-feira (13) e foram divulgadas esta sexta-feira (15) pela PF. Os policiais cumpriram mandados de prisão expedidos pela Vara Especializada em Organizações Criminosas de Salvador.

Entre os presos, está um casal integrante da cúpula da facção criminosa e um outro líder, que também tinha contra si um mandado de prisão expedido pela Justiça Federal em Pernambuco.

Segundo a PF, esse terceiro preso estava em posse de um tablete de cocaína e ainda foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.  

Na mansão utilizada pelos criminosos na praia de Tamandaré, foram apreendidos dois veículos de luxo que eram usados nas atividades criminosas. 

Os três suspeitos tiveram suas prisões preventivas confirmadas. Os dois homens foram para o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife. Já a mulher foi encaminhada para a Colônia Penal Feminina do Recife, localizada no bairro da Iputinga, Zona Oeste da capital pernambucana.

Outras onze pessoas que estavam no local no momento da abordagem policial, sendo algumas comprovadamente integrantes de grupos criminosos de acordo com a polícia, foram ouvidas e liberadas, mas serão investigadas para verificar o nível de participação nos crimes cometidos pela organização criminosa. 

"A simples participação como integrante de organização criminosa caracteriza o crime previsto no Artigo 2° da Lei 12850/2013, com penas de três a oito anos de reclusão", esclareceu a Polícia Federal.

Presos têm histórico de violência
De acordo com informações da Polícia Federal, um dos presos em Tamandaré é líder e fundador de uma facção com atuação na Bahia no tráfico de drogas e de armas, homicídios, além de roubos contra instituições financeiras e carros-fortes. 

O delegado na época titular de uma delegacia baiana foi vítima de uma emboscada armada pela facção criminosa do traficante em 11 de março de 2020 após receber denúncia de que havia um corpo em uma rua de Salvador. Após a informação, o delegado foi até a região e, ao chegar, foi surpreendido pelo grupo armado.

Os criminosos também são acusado de tentar arregimentar cerca de 50 bandidos, alguns com fuzis, para invadir uma delegacia e atacar um posto da Polícia Militar. 

Ao grupo, também é imputada a morte do policial militar Gustavo Gonzaga da Silva, em 8 de junho de 2018, no bairro de Santa Cruz, em Salvador. Gonzaga voltava para casa depois do trabalho quando foi abordado por três criminosos. O PM foi torturado e teve o corpo mutilado antes de ser morto com vários tiros na cabeça.