Pernambuco realiza, neste sábado (16), o Dia D da Campanha de Multivacinação

Iniciativa tem como objetivo atualizar a caderneta de imunização de crianças e adolescentes de até 15 anos de idade

Por Cristiano Rodrigues 15/10/2021 - 10:28 hs

A baixa cobertura vacinal em crianças e adolescentes tem sido uma das preocupações da Secretaria Estadual de Saúde. Por isso, o Governo do Estado promove, neste sábado, o Dia D da Campanha de Multivacinação para atualização da caderneta de imunização. A iniciativa é voltada a crianças e adolescentes de até 15 anos, que devem, acompanhados de pais, mães ou responsáveis irem aos mais de 2,4 mil postos que estarão em funcionamento.

“Estamos preocupados com a baixíssima cobertura das vacinas para este público. Muitas das doenças que são evitáveis por esses imunizantes são ainda mais graves para as crianças do que a Covid-19. Com as atuais coberturas, todos, mas especialmente as crianças, estão correndo perigo. É cada vez mais latente o risco do retorno de doenças que estavam erradicadas ou com baixa ocorrência, até porque não atingimos meta para nenhuma das vacinas indicadas para o público infantil em 2021”, enfatizou André Longo.

A campanha, que iniciou desde o dia 1º de outubro, segue até o dia 29. São disponibilizadas 18 tipos de vacinas. Para as crianças com menos de 7 anos, serão ofertados imunizantes de BCG, hepatite B, pentavalente, poliomielite, rotavírus, pneumocócica 10, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, varicela, hepatite A e DTP. Quem tem entre 7 e 14 anos pode receber a vacina de hepatite B, tríplice viral, febre amarela, varicela, difteria e tétano adulto, meningocócica ACWY, HPV, e dTpa.

“Os municípios devem elaborar estratégias que possibilitem o acesso desse público-alvo de maneira efetiva e rápida. Alternativas podem ser criadas, como a abertura de postos de saúde ou pontos de vacinação nos fins de semana, e até mesmo ir às escolas realizar a imunização no local”, afirmou a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo.

Mais de cem salas no Recife

Na capital pernambucana, a ação será realizada das 8h às 17h. A Secretaria de Saúde (Sesau) vai disponibilizar 150 salas de vacinas. A lista dos pontos de vacinação está disponível no site da Prefeitura do Recife (http://www2.recife.pe.gov.br). A orientação da Sesau é que os pais ou responsáveis levem o cartão de vacina para que o profissional de saúde possa avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal. Os profissionais do Programa de Imunização do Recife avaliam a necessidade de cada um, de acordo com a idade e as doses já tomadas.

Abertura em Olinda

A Secretaria de Saúde de Olinda vai realizar a abertura da campanha na Policlínica João Barros Barreto, no Carmo, com a presença do símbolo da campanha, Zé Gotinha e a seringa gigante. O município vai ofertar as vacinas em 42 unidades e policlínicas, no horário das 8h às 17h.  Como a iniciativa segue até o dia 29, a vacinação estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em qualquer unidade de saúde do município.