Equipe médica avalia extubação de menina atingida por muro do Metrô do Recife

Profissionais iniciaram a avaliação para diminuir gradativamente os parâmetros do respirador mecânico usado pela menina

Por Cristiano Rodrigues 20/10/2021 - 10:43 hs

A equipe médica do Hospital da Restauração (HR) iniciou nesta quarta-feira (20), na capital pernambucana, o processo para extubação da menina Kemilly Kethelyn Lino da Silva, de 8 anos, que foi atingida por uma placa de concreto do Metrô do Recife, no último sábado (16).

Kemilly está internada há quatro dias na unidade de saúde e segue intubada, respirando com ajuda de aparelhos, e em estado grave, mas estável, de acordo com a assessoria de comunicação do HR. 

Os profissionais iniciaram a avaliação para diminuir gradativamente os parâmetros do respirador mecânico usado pela menina. Caso a resposta de Kemilly seja positiva, ela será extubada.

Segundo o HR, não há um prazo definido para esse processo e sua conclusão. O tempo depende justamente de como a menina responderá. Uma cirurgia no maxilar também aguarda a saída do quadro atual de Kemilly. 

Ainda nesta quarta-feira, Kemilly foi avaliada por um ortopedista, que solicitou exame de raio-x para acompanhar e atualizar a situação da bacia da menina, que passou por cirurgia após o acidente. 

A menina segue na UTI pediátrica do HR e recebe visitas da mãe em horários autorizados. Kemilly reage com gestos, como apertar a mão da mãe. 

Nessa terça-feira (19), familiares e representantes da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), entidade do Governo Federal responsável pelo Metrô do Recife, se reuniram para tratar da assistência após o acidente.

Durante a reunião, foram discutidas ações emergenciais para a família da criança, como transporte, cesta básica e apoio psicológico.

O caso
Kemilly Kethelyn brincava em uma festa de Dia das Crianças promovida pela ONG Mão Amiga, na Comunidade do Coque, Ilha de Joana Bezerra, no Recife, no último sábado (16), quando uma placa de concreto do muro do Metrô do Recife caiu sobre ela. No local, mais de 100 crianças participavam da festividade.