Governo Bolsonaro investe em educação infantil

Por Cristiano Rodrigues 21/10/2021 - 09:46 hs

O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, passa a oferecer a professores de creches e pré-escolas da rede pública e privada de todo país um curso de formação específico. O curso Aperfeiçoamento em Educação Infantil foi lançado, em Brasília, nesta terça-feira (19).

O iniciativa tem como alvo a atualização e reformulação de práticas pedagógicas, conforme propostas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para crianças de 0 a 6 anos. Como apoio, os professores terão acesso a vários conteúdos com sugestões práticas de atividades.

A primeira etapa da educação básica é a educação infantil. É o momento de cuidar e estimular as crianças de zero a seis anos, período em que estão sedentas por explorar o mundo e que abre as portas para o sucesso da fase adulta. Portanto, a missão dos professores de creches e pré-escolas é muito importante na educação formal”, disse o ministro da Educação, Milton Ribeiro.

A ação, que é gratuita e autoinstrucional, está disponível na plataforma Avamec (https://avamec.mec.gov.br/#/) e deve atingir 593 mil professores de escolas públicas e privadas.

“Acreditamos que a formação em educação infantil possibilitará aos nossos professores, baseados em estudos e experiências científicas, aperfeiçoar as propostas pedagógicas e os estímulos adequados para extraírem o melhor de cada ser humano em formação”, afirmou o ministro da Educação.

O secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Rebelo, fez um apelo para que professores participem do curso. “Convidamos todos os professores de creches e pré-escolas do Brasil a se matricularem a partir de agora nesta formação para começarem 2022 de fato implementando mudanças significativas no âmbito da educação brasileira.”

A última ação voltada para formação de professores de creches e pré-escolas foi realizada pelo Ministério da Educação foi em 2014.