Quais são os quatro indícios de um golpe financeiro e o que fazer para evitá-los? Confira

Todos golpes têm um ponto em comum, criminosos usaram uma técnica de domínio conhecida como “engenharia social”.

Por Cristiano Rodrigues 07/11/2021 - 06:02 hs

O mundo está a cada dia mais tecnológico, essa modernização está em várias áreas da vida, inclusive nas movimentações bancárias. Isso fez com que os golpes financeiros também ficassem mais modernos. No então, existem pontos em comum entre eles, que facilitam na hora de identificá-los, evitando que fraudes aconteçam.

Nesse artigo apresentaremos alguns indícios conhecidos de fraudes financeiras para que dores de cabeça sejam evitadas. 

Indícios de golpe financeiro

Para começarmos a tratar desse assunto, vamos apresentar os golpes mais recorrentes. A artimanha do motoboy, do novo número, do funcionário que trabalha no banco, das falsas propagandas de pagamento, dos modelos de pirâmide, etc.  Todos esses golpes têm um ponto em comum, isto é, os criminosos usaram uma técnica de domínio conhecida como “engenharia social” que tem o objetivo de iludir as vítimas.

Podemos dizer que os criminosos conquistam a confiança da vítima, para em um segundo momento incentivá-las a informar seus dados e efetuar alguma ação ou tomar alguma atitude sem refletir sobre o caso, como: informar o número do cartão de crédito ou entregá-lo para alguém, acreditando estar amparado de fraudes. 

Quais são os sinais que mostram quando um golpe está sendo aplicado?

A seguir vamos explicar quais são  indícios de que o cidadão está sendo vítima de um golpe:

  • Vantagens fora do comum – Os criminosos sempre tiram proveito da vulnerabilidade de suas vítimas. Em tempos de crise econômica esse tipo de  golpe se torna ainda mais comum, por esse motivo é importante estar atento às soluções que funcionam como um passe de mágica.
  • Solução imediata – Um recurso bastante usado em qualquer golpe financeiro é o imediatismo. Isso acontece para que as pessoas sejam induzidas a tomarem atitudes precipitadas, sem reflexão sobre o caso. Por esse motivo, duvide de situações que precisam de soluções imediatas, raciocine antes e se possível troque ideias com familiares e amigos.
  • Solicitação de dados excessivos –  Duvide de contratos que solicitem várias informações pessoais. Quando essa solicitação acontece, através de mensagens ou e-mails, identifique o remetente e verifique se ele é confiável, pois pode se tratar de um golpe. Em casos de ligações realizadas por funcionários da empresa, desligue e retorne pelo número oficial.
  • Exigência de baixar arquivos – Por último, é importante se policiar para não clicar em links que encaminham, para páginas de downloads, isto é, solicitam que a pessoa baixe algum arquivo. Vários desses links podem ser sinônimos de golpe, com o objetivo de roubar suas informações. A mesma regra é válida para os aplicativos.