O áudio de caixa-preta com os últimos momentos da cantora Marília Mendonça é real? Confira

Por Cristiano Rodrigues 21/11/2021 - 09:32 hs

Será que o áudio compartilhado nas redes sociais foi mesmo retirado de caixa-preta e mostra os últimos momentos da cantora Marília Mendonça? Após a confirmação da morte de Marília Mendonça, ocorrida no dia 05 de novembro de 2021, vítima da queda do avião que a levava para uma cidade de Minas Gerais, um áudio começou […] O post O áudio de caixa-preta com os últimos momentos da cantora Marília Mendonça é real? apareceu primeiro em E-farsas - Desvendando fake news desde 2002!.

Após a confirmação da morte de Marília Mendonça, ocorrida no dia 05 de novembro de 2021, vítima da queda do avião que a levava para uma cidade de Minas Gerais, um áudio começou a se espalhar nas redes sociais e também em vários grupos do WhatsApp com o que seria o exato momento do acidente fatal.

No áudio, podemos ouvir algumas pessoas falando sobre quatis, quando um alarme dispara e todos entram em pânico

De acordo com o texto que acompanha o vídeo (que tem a imagem da cantora olhando pela janela de um avião), o áudio seria o registro dos últimos minutos gravados na caixa-preta da aeronave.

No dia 05 de novembro de 2021, o Brasil perdeu um dos maiores sucessos da música sertaneja, além de uma das mulheres mais influentes no mundo artístico do país. O avião que transportava a cantora Marília Mendonça caiu em uma região próxima ao aeroporto de Caratinga (MG), fazendo 5 vítimas fatais. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas.

Uma perda tão grande quanto essa da cantora Marília Mendonça é um prato cheio para os criadores de desinformação, que aproveitam notícias para conseguir mais compartilhamentos.

Agora, o que precisamos explicar é que essa história de áudio da caixa-preta é completamente falsa. E alguns dos motivos que nos levaram a cravar como isso fake são:

1- O avião não tinha caixa-preta

No dia seguinte ao do acidente, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou que vai usar um equipamento geolocalizador presente na aeronave para confrontar com o plano de voo e que o veículo não possuía caixa-preta.

Segundo o tenente-coronel Oziel Silveira, comandante do SERIPA III (3º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), investigador chefe do acidente, os proprietários podem optar por incluir esse equipamento em seus aviões – apesar disso não ser obrigatório.

Portanto, logo de cara podemos afirmar que qualquer áudio que surgir como se fosse desse acidente é farsa!

2 – Não havia como pegar o áudio da caixa-preta

Mesmo que houvesse um equipamento que tivesse registrado os áudio dos tripulantes (como uma caixa-preta), seria quase impossível que isso tivesse vazado de alguma forma, visto que os destroços do avião ainda estão sob custódia da aeronáutica, que ainda não tem prazo para finalizar as investigações.  

3 – O áudio é antigo

Uma busca pela transcrição do áudio compartilhado em novembro de 2021 nos retorna um áudio de um acidente aéreo ocorrido em 2006. Ele é, na verdade, um trecho da conversa entre o piloto e o co-piloto do Boeing da Gol que se chocou com um jato Legacy, no Mato Grosso, matando todos os 154 tripulantes!