Governo Trump informa Congresso que EUA estão se retirando da OMS

Por Cristiano 07/07/2020 - 19:40 hs

O governo de Donald Trump notificou o Congresso de que está retirando formalmente os Estados Unidos da Organização Mundial da Saúde em meio à pandemia de coronavírus, disseram autoridades à CNN.

O senador Robert Menendez, membro do Comitê de Relações Exteriores do Senado, também twittou sobre o informe. "O Congresso recebeu uma notificação de que o presidente dos EUA retirou oficialmente os EUA da Organização Mundial da Saúde no meio de uma pandemia", escreveu.

Uma fonte disse à CNN que o informe era muito curto, com cerca de três frases, e confirmou que ela desencadeará um cronograma de retirada de um ano, mas alertou que eles não podem confirmar que essa é a versão final.

Ainda assim, a carta indica que o governo pretende avançar com seu plano de se retirar da OMS depois que membros da força-tarefa do Partido Republicano instaram o presidente Trump no mês passado a reconsiderar sua decisão de encerrar as relações com o organismo internacional, argumentando que os EUA podem fazer mais como membro.

Trump anunciou inicialmente sua intenção de se retirar da OMS em maio e sempre acusou a organização de ajudar a China a encobrir as origens do coronavírus.

Informações da CNN