PE: instituições de ensino superior ofertam mais de 15 mil vagas no Sisu; veja como se inscrever

Cada candidato pode se inscrever para uma vaga em até dois cursos

Por Cristiano Rodrigues 15/02/2022 - 10:30 hs

Estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021 podem, a partir desta terça-feira (15), se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para concorrer a uma vaga em uma universidade pública do País.

Em Pernambuco, há mais de 15 mil vagas em cinco universidades públicas, sendo quatro federais e uma estadual, e dois institutos de ensino superior: UFPE, UFRPE, UPE, Ufape, Univasf, IFPE e IF Sertão.

Cada candidato pode se inscrever para uma vaga em até dois cursos, mas deve marcar a primeira opção desejada, ou seja, o curso que tem prioridade para fazer. 

Para participar desta edição do Sisu, o candidato precisa ter feito o Enem de 2021, obtido nota superior a zero na prova de redação, e não tenha participado do Enem na condição de treineiro.

As inscrições ficarão abertas até às 23h59 da próxima sexta-feira (18), no site do Sisu.

O resultado deve ser divulgado na próxima terça-feira (22). A matrícula pode ser feita entre os dias 23 de fevereiro e 8 de março. 

Quem quiser entrar na fila de espera, o prazo vai de 22 de fevereiro até 8 de março para manifestar interesse. A convocação ocorre em 10 de março.

Universidade Federal de Pernambuco
UFPE oferta um total de 7.012 vagas em 105 cursos de graduação. O número corresponde a 40 vagas a mais na comparação com a última edição do Sisu, uma vez que há o novo curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia no campus Caruaru da instituição.

De acordo com a universidade, as notas do Enem serão utilizadas integralmente na seleção. A nota final será obtida por média ponderada das notas das provas objetivas e da prova de redação, de acordo com os pesos estabelecidos.

As vagas serão destinadas aos cursos de graduação presenciais dos campi Recife (5.522 vagas), Caruaru (1.060 vagas) e Vitória (430 vagas). Metade desse quantitativo total será reservada às cotas.

Os cursos presenciais de Dança (licenciatura), Música/Canto (bacharelado), Música/Instrumento (bacharelado), Música (licenciatura), Letras/Língua Brasileira de Sinais Libras (licenciatura) e Intercultural Indígena terão processo seletivo próprio.

A ocupação de vagas por cada curso do conjunto da Área Básica de Ingresso (ABI) Engenharias do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) se dará ao final do primeiro ano de vínculo com a UFPE e somente após o preenchimento do formulário de opção para escolha definitiva por um dos cursos e turnos do conjunto.

Haverá ainda o argumento de inclusão regional para todos os cursos presenciais dos campi Caruaru e Vitória e para o curso de Medicina do campus Recife para estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais no Estado de Pernambuco.

Nessa condição, para efeito de classificação, haverá os seguintes acréscimos na nota final do Enem: 
- 10% para os cursos de Vitória e Caruaru, aos candidatos que tiverem cursado e concluído todo o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais das mesorregiões da Zona da Mata e do Agreste pernambucanos; 
- 7% para o curso de Medicina do Campus Recife, aos candidatos que tiverem cursado e concluído todo o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais em Pernambuco; 
- e 3% para os cursos de Vitória e Caruaru, aos candidatos que tiverem cursado e concluído, no mínimo, 2/3 do Ensino Médio nas escolas regulares e presenciais das mesorregiões da Zona da Mata e do Agreste pernambucanos, e para o curso de Medicina do Campus Recife, aos candidatos que tiverem cursado e concluído, no mínimo, 2/3 do Ensino Médio nas escolas regulares e presenciais em Pernambuco.

Universidade Federal Rural de Pernambuco
Na UFRPE, há a oferta de 3.820 vagas em 54 cursos de graduação, sendo 1.920 reservadas para o sistema de cotas. 

Este ano, a instituição passa a adotar o procedimento de heteroidentificação, complementar à autodeclaração de pessoas negras. As novas orientações ajudam a evitar possíveis fraudes na ocupação de vagas reservadas, pelo sistema de cotas, a pessoas autodeclaradas, que deverão passar por banca para confirmar essa condição. 

As bancas serão formadas por pessoas da comunidade universitária e sociedade civil, sob a coordenação da Comissão de Heteroidentificação. 

Nesta seleção, destaca-se na UFRPE o curso superior de Tecnologia em Aquicultura, ofertado no campus Recife, na categoria tecnológico, com menor carga horária e formação mais ágil. Para o novo curso, cuja primeira turma está ingressando neste ano referente ao ano letivo 2021.1 estão disponíveis 60 vagas, sendo 30 para a primeira entrada e 30 para a segunda. 

O curso de Medicina Veterinária da UFRPE também receberá os novos estudantes, ingressantes a partir de 2022, com formato diferente. Com a renovação do seu projeto curricular, o curso passa a ser integral, em dois turnos, e oferece formação ainda mais qualificada aos estudantes.

Além do campus Recife, a UFRPE tem unidades no Cabo de Santo Agostinho, Belo Jardim e Serra Talhada.

Universidade de Pernambuco
Este ano, a UPE oferta 1.740 vagas, distribuídas em seus 11 campi, para 54 cursos de graduação. Outras 1.740 vagas são destinadas para quem fez o Sistema Seriado de Avaliação (SSA).

Das vagas, 30% são para estudantes egressos de escolas públicas que tenham cursado integral, exclusiva e regularmente os anos finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) e todos os anos do Ensino Médio, comprovado no ato da matrícula. Antes, o percentual era de 20%. A medida agora também beneficia os alunos de escolas federais. 

Os cursos de Direito, Medicina e Odontologia têm percentual de 10% adicional na nota no argumento de inclusão regional.

Instituto Federal de Pernambuco
O IFPE tem um total de 425 vagas para cursos superiores distribuídas em dois campi. No Agreste, o campus Pesqueira disponibiliza 160 vagas, sendo 40 no curso de Enfermagem, 40 em Engenharia Elétrica, 40 em Licenciatura em Matemática e 40 em Licenciatura em Física.

Já na capital pernambucana, o campus Recife oferece 265 vagas, sendo 34 vagas em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, 35 em Engenharia Mecânica, 36 vagas em Radiologia, além de Design Gráfico, Engenharia Civil, Gestão Ambiental e Gestão de Turismo, com 40 vagas cada.  

Ao todo, 60% das vagas são reservadas para quem estudou integralmente em escola pública e dentro desse percentual, há subcotas para quem tem renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo e para pessoas negras, indígenas e com deficiência.

A novidade dessa edição é a realização de uma nova etapa para quem concorrer na modalidade de vagas reservadas pela lei de cotas. Esses candidatos deverão passar pelo procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração de pessoas negras (direcionado aos candidatos pretos e pardos) e de aferição da condição de indígena autodeclarada (para os candidatos indígenas).

Universidade Federal do Vale do São Francisco
A Univasf oferece 1.610 vagas para 29 cursos de graduação em seus sete campi, localizados nas cidades de Petrolina e Salgueiro (PE), Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso (BA) e São Raimundo Nonato (PI).

Pela primeira vez, a instituição adotará o bônus de inclusão regional para ingresso em todos os cursos de graduação presenciais. O bônus de inclusão regional corresponde a um acréscimo de 10% na nota do Enem 2021 e vale para quem estudou todo o ensino médio em escolas públicas ou privadas das regiões geográficas intermediárias onde a Univasf possui campus [veja aqui a lista completa].

A bonificação incidirá apenas sobre a modalidade Ampla Concorrência, pois o Sisu não permite a inscrição em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso, na mesma instituição de ensino e local de oferta.

Universidade Federal do Agreste de Pernambuco
A Ufape oferta 560 vagas para os dois semestres de ingresso (2022.1 e 2022.2) em seus sete cursos de graduação: Agronomia, Ciência da Computação, Engenharia de Alimentos, Licenciatura em Letras, Licenciatura em Pedagogia, Medicina Veterinária e Zootecnia. 

Instituto Federal do Sertão de Pernambuco
O IF Sertão oferta um total de 799 vagas via Sisu para 25 cursos participantes em sete campi, dentre os quais: Computação, Física, Química, Agronomia, Viticultura e Enologia, Matemática, Engenharia Civil e Sistema para Internet.