Truth Social: o que é a nova rede social de Donald Trump

A Truth Social, uma plataforma de mídia social semelhante ao Twitter pertencente ao ex-presidente Donald Trump, foi lançada na Apple App Store dos Estados Unidos.

Por Cristiano Rodrigues 23/02/2022 - 09:46 hs

O líder do projeto, o ex-congressista Devin Nunes, disse que a nova plataforma estará funcionando completamente até o final de março.

Alguns dos que tentaram se registrar foram informados: "Devido à grande demanda, colocamos você em nossa lista de espera", informou a agência de notícias Reuters.

Criada pela Trump Media & Technology Group (TMTG), a Truth Social já havia sido disponibilizada para cerca de 500 pessoas testarem em modo beta.

Na semana passada, Donald Trump Jr. compartilhou no Twitter uma captura de tela da primeira "verdade" de seu pai na rede social: "Preparem-se. Seu presidente favorito os verá em breve".

A Truth Social já teve uma atualização para "correções de bugs", de acordo com a App Store, e agora está na versão 1.0.1.

No outono passado, hackers descobriram uma versão de teste do site do aplicativo e, de acordo com o Washington Post, registraram o nome de usuário donaldjtrump.

O Twitter baniu o ex-presidente após a invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021, alegando que ele havia quebrado regras sobre glorificação da violência.

Analistas de tecnologia destacaram que os botões da Truth Social são parecidos com as funções de "resposta", "retuíte" e "curtir" do Twitter.

Sem censura

Em seu site, a Truth Social se descreve como uma "plataforma de mídia social 'de tenda larga' que incentiva uma conversa global aberta, livre e honesta sem discriminar por ideologia política".

Trump quer que a Truth Social defenda a "liberdade de expressão" e evite "censura" como, segundo ele, acontece em sites como Twitter e Facebook.

Muitos conservadores acusam as empresas de mídia social do Vale do Silício de restringir a liberdade de expressão removendo postagens e usuários.

"Não podemos usar nenhuma das grandes empresas de tecnologia", disse Nunes, que renunciou à sua vaga no Congresso em dezembro para se tornar o presidente-executivo da TMTG. "Então, estamos tendo que construir tudo do zero."

Nunes prometeu que a Truth Social será uma "experiência livre de censura".