Foragido da justiça espanhola é preso em Pernambuco pela Polícia Federal

Por Cristiano Rodrigues 11/03/2022 - 16:30 hs

A Polícia Federal em Pernambuco através de sua representação regional da Interpol conseguiu prender na quinta-feira, 10, por volta das 14h30 em Nossa Senhora do Ó – Ipojuca/PE, um espanhol, de 42 anos, natural de Córdoba-Espanha.

O estrangeiro foi considerado fugitivo pela prática do crime de fraude, previsto no Código Penal Espanhol, equivalente ao crime de estelionato do Código Penal brasileiro. De acordo com as autoridades espanholas, no ano de 2019, passando-se por agente imobiliário, teria intermediado uma suposta compra de um imóvel, e, desta forma, teria recebido a quantia de € 1.315 (mil, trezentos e quinze euros, equivalente hoje a R$ 7.500 reais) pela reserva do apartamento, desaparecendo logo após com o dinheiro, enganando a suposta vítima.

Após a decretação de sua prisão preventiva em 27.09.2021, a justiça espanhola solicitou a inclusão do seu nome na difusão vermelha da INTERPOL no dia 08/10/2021, para fins de captura. A difusão vermelha é o alerta expedido por um país membro da INTERPOL, organização internacional para cooperação policial, para localização e prisão de criminosos procurados para fins de extradição.

A localização e prisão do assaltante foi realizada através de diligências realizadas por policiais federais lotados no Núcleo de Cooperação Policial Internacional (Interpol/PE). O preso já foi encaminhado para o Sistema Prisional (COTEL) e ficará à disposição do Supremo Tribunal Federal, até que seja autorizada sua extradição.

No Brasil, a Organização Internacional de Polícia Criminal (INTERPOL) é representada pela Polícia Federal por meio de sua Coordenação Geral de Cooperação Internacional, em Brasília, e representações regionais da INTERPOL nas superintendências regionais nos estados e Distrito Federal.