Polícia Federal deflagra operação de combate ao tráfico interestadual de entorpecentes; confira a reportagem

Grupo criminoso acolhia e armazenava o entorpecente nos municípios de Feira de Santana/BA e Luís Eduardo Magalhães/BA e depois transportava para diversas cidades da região Nordeste

Por Cristiano Rodrigues 13/04/2022 - 10:48 hs

Salvador/BA – Nesta terça-feira (12/4), a Polícia Federal, com o apoio da Polícia Militar da Bahia (Companhia Independente de Policiamento Especializado da Bahia – Cipe Cerrado), bem como da Polícia Militar de Goiás (Comando de Policiamento da Capital – CPC – PM/GO), deflagrou a Operação Incógnito, objetivando desarticular quadrilha especializada na prática reiterada do crime de tráfico interestadual de entorpecentes.

Foram cumpridos 05 mandados de busca e apreensão e 08 mandados de prisão preventiva em Salvador/BA, Luís Eduardo Magalhães/BA, Recife/PE, Goiânia/GO e Aparecida de Goiânia/GO.

No mês de março de 2020, dois caminhões usados pelo bando foram apreendidos, um em Feira de Santana/BA e o outro em Luís Eduardo Magalhães/BA. O primeiro contendo 600kg de cocaína e o segundo transportando 500kg da mesma droga.

As investigações caminham no sentido de se apurar cabalmente a origem e o destino final da cocaína comercializada pela quadrilha. Os investigadores constataram que o grupo criminoso acolhia e armazenava provisoriamente o entorpecente nos municípios de Feira de Santana/BA e Luís Eduardo Magalhães/BA e, após, usava caminhões para transportar e distribuir a cocaína em diversas cidades da região Nordeste. Os envolvidos responderão pelos crimes de tráfico interestadual de entorpecentes (art. 33, 35 e 40, I da lei 11.343/2006.

Em Pernambuco dentro da OPERAÇÃO INCÓGNITO foi dado cumprimento a 03 mandados de prisão preventiva e 02 mandados de busca e apreensão. Sendo as duas primeiras prisões na cidade de Glória do Goitá/PE de um comerciante de 46 anos (possui antecedentes criminais – já foi preso por assalto e cumpriu pena de 8 anos de reclusão) e da sua esposa, produtora de eventos de 38 anos (não possui antecedentes criminais).

Já a terceira prisão foi de um comerciante de 51 anos em Recife/PE, quando ele se encontrava na Ceasa/PE (possui antecedentes criminais-já foi preso e condenado associação ao tráfico e lavagem de capitais). As buscas foram feitas na residência do casal onde foi arrecadado uma balança de precisão em Glória do Goitá/PE e na residência do terceiro suspeito em Jardim São Paulo onde foram aprendidos R$ 14 mil reais, 02 celulares e um veículo Range Rover.

Todos os três suspeitos foram indiciados pelos crimes contidos nos artigos 33, 35 e 40 inciso V da Lei 11.343/2006 (tráfico interestadual de entorpecentes e associação). Os presos serão submetidos a audiência de custódia nesta quarta (13/04) e caso sejam confirmadas suas prisões preventivas serão encaminhados para o COTEL onde ficarão à disposição da 1ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça de Porto Seguro/BA, caso contrário responderão ao processo em liberdade. Se condenados as penas podem ultrapassar os 20 anos de reclusão.

Da Polícia Federal