Municípios promovem Dia D de vacinação contra gripe e sarampo em Pernambuco

Cidades da Região Metropolitana do Recife aderem à campanha nacional

Por Cristiano Rodrigues 29/04/2022 - 07:23 hs

Quem está no grupo prioritário e ainda não se vacinou contra a gripe (influenza) e o sarampo tem uma nova oportunidade amanhã. O Governo do Estado e prefeituras se juntam à campanha nacional que promove o Dia D de imunização.

Podem se vacinar contra os vírus da influenza idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. Os pequenos também recebem a imunização contra o sarampo, disponível também para trabalhadores da saúde.
 
De acordo com o governador Paulo Câmara, ampliar a imunização contra as doenças, juntamente à Covid-19, sobretudo nos grupos mais vulneráveis, é uma prioridade do Estado.

“É uma medida que vai assegurar a nossa proteção. Aproveito para convocar todos os maiores de 60 anos e os pais das crianças de 6 meses a 4 anos de idade, para participar do nosso Dia D, que será realizado no próximo sábado”, comentou.
 
No Recife, as mais de 150 salas de vacina da prefeitura estarão abertas no dia de mobilização das 8h às 17h  - os endereços podem ser conferidos no site do órgão. Também serão montados dois pontos volantes: um no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, e outro no Sítio Trindade, em Casa Amarela.

Em Olinda, a rede de atenção básica, que conta com 47 postos de saúde, e a especializada, com oito policlínicas, também funcionarão das 8h às 17h.

Já em Jaboatão dos Guararapes, a população tem das 8h às 16h para comparecer a uma das 105 salas de vacinação do município, incluindo Unidades Básicas de Saúde, Unidade de Saúde da Família e Policlínicas.

Em Camaragibe, a mobilização ocorrerá no mesmo horário, sendo preciso comparecer a uma das 45 unidades de saúde, portando documento oficial com foto, CPF, cartão SUS e carteira de vacinação.

Em Paulista, a imunização acontecerá em 47 unidades de saúde e cinco policlínicas do município, das 9h às 16h, sendo necessário apresentar cartão de vacinação e cartão SUS ou CPF.
 
A próxima etapa da campanha de vacinação contra a influenza, marcada para iniciar na próxima semana, será voltada também para gestantes, puérperas, povos indígenas, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas.
 
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.