Usuários do Metrô do Recife enfrentam problemas recorrentes ao longo do ano

Em mais um dia de transtornos, a Linha Centro do Metrô do Recife apresentou novos problemas na manhã dessa segunda-feira (2)

Por Cristiano Rodrigues 03/05/2022 - 07:46 hs

Em mais um dia de transtornos, a Linha Centro do Metrô do Recife apresentou novos problemas na manhã dessa segunda-feira (2). Por volta das 8h30, o Ramal Camaragibe ficou sem funcionar devido a um problema na rede aérea de alimentação de energia dos trens. As estações só foram reabertas às 10h20. O Ramal Jaboatão, que também compõe a Linha Centro, funcionou normalmente. 

Este não foi o primeiro problema enfrentado pelos usuários do metrô ao longo deste ano. Paralisações, trens pegando fogo e com defeitos de funcionamento são acontecimentos rotineiros presenciados desde março pelos passageiros. Ao todo, de 4 de março a 2 de maio, cerca de oito problemas foram registrados

De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Recife, está sendo encaminhado um relatório com as necessidades mais urgentes para minimizar os transtornos. 

“Quanto aos problemas dos últimos dias, a CBTU Recife está encaminhando através da Superintendência um relatório com as necessidades mais urgentes para que sejam pleiteadas verbas junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para restabelecer o serviço e tentar minimizar os transtornos causados pelas paralisações no sistema tão importante na mobilidade da Região Metropolitana do Recife”, disse a companhia em nota. 

Usuários relatam problemas
“A situação do metrô está muito ruim para o usuário. Quebrando direto, fica aquele tumulto, demora para vir e é muito quente. O metrô está muito ruim em tudo e só aumenta a passagem para o usuário. A população espera que melhore a situação, mas parece que piora cada vez mais”, destacou a vendedora Nalva dos Santos, 51 anos, usuária do Metrô do Recife. 

A também vendedora Valdenice Tenório, de 33 anos, ressalta os atrasos constantes da operação. “Esse metrô é lotado demais, demora muito, fica no meio da linha parado. Quando chega aqui, na Estação do Recife, é super tarde, fora todos os atrasos. Era para ter um metrô atrás do outro em horário de pico. Era bom que essa situação ficasse melhor”, pontuou.

No total, o Metrô do Recife tem 71 quilômetros de extensão, contando com a linha Diesel-VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Diariamente,  das 5h às 23h, o sistema transporta mais de 400 mil pessoas entre Recife, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e Cabo de Santo Agostinho. 

Linha Centro 
A Linha Centro, utilizada diariamente por cerca de 180 mil passageiros
, apresenta os problemas mais recorrentes. A linha abrange Recife, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe e possui 19 estações em operação, nos ramais Recife/ Jaboatão e Coqueiral/Camaragibe. 

Dos casos mais recentes, em 20 de abril, a linha ficou paralisada durante todo o dia até as 20h devido a uma queda de parte da área de alimentação de energia dos trens. No dia 27 de abril, há menos de uma semana, a linha ficou grande parte do dia fechada após o atraso na abertura das linhas Centro e Sul. O fechamento, segundo a CBTU Recife, foi necessário para a realização de manutenção, pois foram detectados novos problemas devido a roubo de cabos na região. No dia 28, a operação comercial voltou a funcionar, mas com um intervalo maior entre os veículos.