Adolescente de 14 anos passa por transplante de fígado no Recife; caso pode ser de hepatite grave

Jovem realizou procedimento no Hospital Oswaldo Cruz; caso está sendo investigado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE)

Por Cristiano Rodrigues 21/05/2022 - 07:56 hs

Uma adolescente de 14 anos foi submetida a um transplante de fígado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), nesta sexta-feira (20), caso que passa a ser investigado como possível hepatite aguda grave de origem desconhecida. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) já notificou o caso ao Ministério da Saúde (MS). Após o procedimento, a jovem segue em observação.

Antes de chegar ao Hospital Oswaldo Cruz, a adolescente, residente em Ibimirm, no Sertão do Estado, estava internada no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, desde a última segunda-feira (16). Lá, apresentou sintomas de vômito, icterícia e colúria (urina escura), com o quadro agravando nos dias seguintes, evoluindo para uma encefalopatia hepática, sendo necessária a transferência para o HUOC, passando a ser prioridade na lista de transplante de fígado.

O fígado captado para a jovem foi coletado no estado do Paraná, e transportado pela Força Aérea Brasileira (FAB) até o Recife. A articulação foi feita pela Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE) e a Central Nacional de Transplantes. De acordo com o HUOC, a cirurgia foi bem sucedida e a jovem segue em observação. 

Hepatite aguda grave desconhecida

O caso passou a ser investigado como um possível novo caso de hepatite aguda grave desconhecida em Pernambuco. De acordo com a SES-PE, seis casos foram notificados, sendo um deles já descartado. Os outros cinco seguem em investigação.  

Histórico de casos:

1. Criança de 1 ano, sexo masculino, que foi acompanhada no Hospital Mestre Vitalino (HMV) e já recebeu alta hospitalar;
2. Adolescente de 14 anos, sexo masculino, residente no município de Salgueiro, que foi acompanhado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) e já recebeu alta - Caso descartado
3. Criança do sexo feminino, de 3 anos de idade, residente do município de Glória do Goitá, admitida no Imip;
4. Criança de 9 anos do sexo feminino, residente do município de Casinhas, que deu entrada no Huoc;
5. Criança de 11 anos, sexo feminino, moradora de Camaragibe, admitida no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip);
6. Adolescente de 14 anos, sexo feminino, residente no município de Ibimirim, internada no Huoc.