Delegacia regional de Garanhuns realiza mais uma operação para combater crimes na região

Por Cristiano Rodrigues 24/06/2022 - 20:36 hs

A Polícia Civil através da 18ª Delegacia Seccional de Garanhuns (18 DESEC) realizou mais uma operação nesta quarta-feira, 22, visando combater crimes em cidades do Agreste Meridional.

De acordo com o delegado Marcos Omena, da Delegacia Regional, a operação tem o objetivo de dá continuidade ao planejamento operacional realizado pela DESEC dentro da 13ª fase da Operação Eixos.

Na ocasião foram cumpridos 14 mandados de prisão relativos a homicidas, ladrões, estupradores; 05 mandados de busca domiciliar; 05 autuações em flagrante envolvendo crimes de furto, tráfico de drogas, incêndio e porte de arma; ainda foram apreendidas 03 armas, sendo duas espingardas e um revólver, além de munições, drogas e dinheiro.

As principais ações ocorreram nas cidades de:

GARANHUNS,

A equipe Malhas da Lei, da 18ª DESEC, prendeu um elemento envolvido na prática de tentativa de homicídio. Ele estava com mandado de prisão em aberto expedido pela Primeira Vara Criminal da Comarca de Garanhuns referente ao Processo Nº 0001671-94.2004.8.17.0640.

1ª DELEGACIA,

Policiais civis da 1ª Delegacia de Garanhuns deram cumprimento a um mandado de prisão temporária expedido pela 2ª Vara Criminal da cidade, após indiciamento e representação da Autoridade Policial pela prática de crime de Tráfico de Drogas, fato constatado em 16/05/2022, ocasião em que o criminoso percebendo a chegada da Polícia Militar evadiu-se tomando paradeiro ignorado, livrando-se de quantidade razoável de maconha no trajeto da fuga, frustrando também as várias tentativas de intimação implementadas pela delegacia.

A delegacia, ainda sobre ordem judicial, deu cumprimento ao Mandado de Prisão Preventiva por crimes de roubo montado a cavalo, sendo o elemento ainda coautor de dois irmãos no crime de tráfico de drogas. Segundo o delegado Cledinaldo Menezes, o meliante cometeu os crimes de roubo no mesmo dia em que seus irmãos foram presos, ganhando notoriedade na cidade por também utilizar um animal como transporte na prática dos roubos, tendo ele reproduzido os mesmos modus operandi e no mesmo dia da prisão dos irmãos.

Ainda dentro da 13ª fase da Operação Eixos, foi cumprido um Mandado de Busca e Apreensão pela respectiva delegacia para  colher material genético objetivando comparação com outro obtido em local de crime de furto por rompimento de obstáculo, ocasião em que foram subtraídos vários notebooks e outros equipamentos eletrônicos, resultando em prejuízo financeiro.

Após o ingresso no imóvel, os policiais coletaram os objetos contendo material biológico, apreendendo também uma porção de maconha, além de dois cachimbos, provavelmente utilizado para consumo de droga, todos atribuídos ao suspeito que não se encontrava na residência.

2ª DELEGACIA,

Policiais civis da 2ª Delegacia de Garanhuns efetuaram a prisão em flagrante de um elemento por crime de posse ilegal de arma de fogo. Após receber denúncias de que um morador do Sítio Brejo da Jussara, Garanhuns, estava portando arma de fogo na região, e que o mesmo trabalha como mototaxi nesta cidade. Ao indagá-lo sobre a denúncia, apresentando detalhes sobre as armas, ele confessou possuir espingardas “soca-soca”, bem como indicou o local onde as guardava, levando os policiais civis ao local.

A 2ª Delegacia, ao comando do Delegado Marcelo Francisco, prendeu em flagrante um elemento por crimes de lesão corporal, ameaça e incêndio em residência. A vítima, tio do criminoso, registrou boletim de ocorrência por crime de lesão corporal, tendo os policiais civis se deslocado a residência do elemento no Sítio Castainho, Garanhuns, porém quando se aproximaram o indivíduo se escondeu em uma área de mata, com a saída dos policiais ele retornou e ateou fogo na casa do tio, sendo o fogo contido por familiares e os policiais que retornaram conseguiram  efetuar a prisão em flagrante, após estar preso o autuado passou a ameaçar de morte o tio, afirmando que se não ficar preso vai matá-lo e atear fogo na casa.

LAJEDO,

Na cidade de Lajedo foi realizada 18ª Operação de Intervenção Tática denominada “Marias”, objetivando combater crimes de estupro, homicídio, ameaças e posse e porte irregular de arma de fogo, sendo apreendidas duas espingardas, um revólver e munições.

Além desses materiais, também foram coletados provas e elementos de provas que ajudarão a concluir os inquéritos aos quais estão vinculados. Três presos foram encaminhados para audiência de custódia por crimes de posse irregular e porte ilegal de arma de fogo, estupro e homicídio. Este último estava com mandado de prisão expedido pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Paulo Afonso/BA.

ÁGUAS BELAS,

A Delegacia de Águas Belas e Polícia Militar prenderam três elementos que estavam com Mandado de Prisão Preventiva em aberto por acusação de integrarem uma organização criminosa voltada à prática de Furtos Mediante Fraude contra idosos. Os presos foram encaminhados para a audiência de custódia.

CANHOTINHO,

A delegacia do município de Canhotinho, sob o comando do Delegado Thiago José de Oliveira, deu cumprimento ao mandado de prisão preventiva de J. C. A. da S., vulgo “carreta”, pelo crime de homicídio. O preso foi conduzido até a delegacia de onde foi encaminhado para a audiência de Custódia.

SALOÁ,

No município de Saloá, a Delegada Caroline Quagliato, com apoio da equipe da delegacia de Paranatama, efetuou o cumprimento do Mandado de Prisão Preventiva em desfavor de O. B. M., pela prática de tentativa de homicídio. Após os procedimentos de polícia judiciária o preso foi encaminhado para audiência de custódia.

PARANATAMA,

Já no município de Paranatama, a mesma delegada, com apoio de policiais da Delegacia de Saloá, cumpriu o Mandado de Prisão Preventiva em desfavor de F. J. S., pela prática dos crimes de furto e Lei Maria da Penha. Este também foi apresentado em audiência de custódia.

ANGELIM,

Policiais civis da Delegacia de Angelim, sob o comando do delegado Paulo Fernando, deram cumprimento ao mandado de prisão em desfavor J. C. G. S., por crime de roubo.

BOM CONSELHO,

No município de Bom Conselho, a delegacia local, sob o comando do delegado Alysson Câmara, após denúncias a respeito de tráfico de drogas, prendeu um técnico de informática com cerca de 3 mil pedras de crack na Serra de Sta. Terezinha. Populares vinham denunciando à delegacia o constante tráfico de droga no local.