Em voo de São Paulo ao Recife, ambulante quebra poltronas de avião e é contido por tripulantes

Por Cristiano Rodrigues 16/08/2022 - 10:54 hs

Um passageiro aparece quebrando poltronas de uma aeronave num voo entre o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e o Aeroporto do Recife, em vídeos que circulam nas redes sociais.

Por meio de nota, a Gol Linhas Aéreas, que operou o voo em que aconteceu o episódio, afirmou que o homem "foi contido pela tripulação"

A Polícia Federal foi acionada para acompanhar o desembarque do homem pela porta traseira. "Todas as ações e procedimentos adotados pela companhia foram tomados com foco na segurança dos comissários e clientes", disse a Gol. 

O caso ocorreu na noite de domingo (14) no voo 1556. As imagens compartilhadas nas redes foram feitas por passageiros do voo e mostram o ataque de fúria do homem. Ele aparece dando uma sequência de chutes e pisões nas poltronas da frente. 

Assim que parte das peças se solta, um comissário da Gol tira o objeto metálico da mão do passageiro. Um segundo vídeo mostra a chegada e a ação dos policiais federais. Outros passageiros gritam e xingam o homem. 

"Enfiaram a agulha em mim sem eu saber", reclama o homem. Relatos nas redes sociais indicam que, antes do ataque, o passageiro estava desacordado após tomar bebida alcoólica no voo. Ele estaria babando na aeronave. Um médico que estava no avião, então, teria ido aplicar glicose na veia, o que teria causado a fúria do homem. A Gol não esclareceu essa questão.

Por meio de nota, a PF informou que o homem é um ambulante de 34 anos e confirmou a aplicação da glicose. A polícia disse que, meia hora antes da aterrissagem no Recife, o homem começou a ficar desorientado e com sinais de náuseas.

"Foi solicitado apoio de um passageiro médico que, ao fazer uma aplicação de glicose, o conduzido passou a agredir fisicamente e verbalmente a tripulação e os passageiros, quebrando a poltrona e a mesa de apoio", explicou a PF. 

Na bagagem do passeiro, foi encontrada uma garrafa plástica com o resto de uma "substância transparente semelhante à cachaça". O piloto entrou em contato com a Polícia Federal para auxílio no desembarque compulsório do passageiro. "O ambulante foi levado até a sede da Polícia Federal e estava bastante alterado, cuspindo nas pessoas, chutando mesas", completou a corporação na nota. 

O passageiro terminou preso e autuado em flagrante por crime de "dano qualificado e expor a perigo aeronave e impedir ou dificultar navegação aérea", previsto no Código Penal. Ele passou por audiência de custódia e foi liberado para responder ao processo em liberdade.