Inscritos em concurso público fazem protesto alegando que decreto impede convocação de aprovados em Gravatá

Segundo os organizadores, o concurso previa a contratação de mais de 500 servidores públicos, e teve mais de 30 mil inscritos.

Por Cristiano Rodrigues 16/08/2022 - 21:30 hs

Pessoas que se inscreveram em um concurso público, em 2020, fizeram um protesto, na manhã desta terça-feira (16), em Gravatá, no Agreste de Pernambuco. A categoria está alegando que um decreto municipal está impedindo a convocação dos aprovados, e pedem que o prefeito da cidade, o padre Joselito, revogue esse decreto.

Segundo os organizadores, o concurso previa a contratação de mais de 500 servidores públicos, e teve mais de 30 mil inscritos. Eles dizem também que o Tribunal de Constas do Estado já teria validado o processo.

Por meio de nota, a Prefeitura de Gravatá informou que acatou a recomendação do Ministério Público de Contas de Pernambuco, que considerou que a aplicação das provas à época desrespeitou a Lei Federal 173/2020, a qual proibia, durante sua vigência, a realização de concursos para provimentos de cargos novos, o que foi o caso do concurso em Gravatá.

A Prefeitura explicou ainda que, o concurso foi realizado mesmo com medida cautelar expedida pelo Tribunal de Contas determinando sua suspensão.