Comer sementes de maçã pode levar à morte?

Em excesso, sim, pode ser considerado um veneno e prejudicar a saúde, causar sintomas desagradáveis e, até mesmo, ser fatal

Por Cristiano Rodrigues 25/08/2022 - 09:38 hs

Comer e beber aquilo que gostamos é um dos prazeres da vida e isso ninguém pode negar, mas vale ficar de olho nos riscos que uma mordida naquela fruta preferida pode trazer. A maçã, conhecida por sua cor vermelha e sabor suculento que vai do doce ao ácido, pode também ser fatal, como na famosa história da Branca de Neve, clássico dos irmãos Grimm.

Mas isso realmente pode acontecer?

"É muito improvável que isso aconteça, mas, sim, é possível. As sementes de maçã, de damasco, de pêssego, de ameixa e de cereja, entre outras, possuem uma substância denominada amigdalina", explica Marcelo Perrenoud professor de biologia do curso Anglo. "Quando consumida, ela é hidrolisada com o auxílio de diversas enzimas e um dos produtos gerados na hidrólise é o cianeto de hidrogênio, potencialmente letal se for ingerido acima de determinadas concentrações." 

Essa substância, a amigdalina, quando ingerida em quantidade pode causar sintomas como: náuseas, vômito, dores de cabeça e na região da barriga, confusão mental, tonturas e calafrios. Crianças e pets são os que correm mais risco.

O professor explica que para haver uma intoxicação é necessário o consumo de uma quantidade bem alta da substância. "Uma pessoa teria que ingerir mais de 200 sementes para alguém apresentar sintomas de uma intoxicação severa, claro, o número pode variar em função da massa corpórea do indivíduo".

O cianeto também é uma toxina letal encontrada na semente, após a liberação dessa substância durante a digestão, o processo de envenenamento pode chegar até a corrente sanguínea e atingir as células, afetando diretamente o desenvolvimento vital intracelular, como, por exemplo, a respiração celular responsável pelo fornecimento de energia para as células.