Produção industrial abre o 2º semestre com alta de 0,6%

Mesmo com a variação positiva, o setor ainda figura em um patamar 0,8% inferior ao nível pré-pandemia, mostra IBGE

Por Cristiano Rodrigues 02/09/2022 - 09:16 hs

Depois de encerrar o primeiro semestre em queda, a produção industrial brasileira cresceu 0,6% em julho, de acordo com informações reveladas nesta sexta-feira (2) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Com a variação positiva, o setor agora se encontra 0,8% abaixo do nível de fevereiro de 2020, o último mês sem os efeitos da pandemia do novo coronavírus na economia nacional. Na comparação com patamar mais alto da série, alcançado em maio de 2011, o resultado ainda é 17,3% menor do que o nível recorde.

Apesar da sequência de altas, a indústria ainda acumula queda de 2% neste ano e de 3% no intervalo de 12 meses. Na comparação com julho de 2021, houve queda de 0,5% da produção industrial no Brasil.

André Macedo, gerente responsável pela PIM (Pesquisa Industrial Mensal), avalia que setor industrial ao longo do ano de 2022 vem mostrando uma maior frequência de resultados positivos, com quedas registradas apenas nos meses de janeiro (-1,9%) e junho (-0,3%).

"São cinco meses de crescimento em sete oportunidades. Nesses resultados, observa-se a influência das medidas governamentais de estímulo e que ajudam a explicar a melhora registrada no ritmo da produção. Mas vale destacar que ainda assim a produção industrial não recuperou as perdas do passado", explica Macedo.