Um terço dos pagamentos são feitos por aproximação no Brasil

Uso da forma de pagamento em transações presenciais disparou 700% entre dezembro de 2020 e dezembro de 2021, mostra Visa

Por Cristiano Rodrigues 11/09/2022 - 11:04 hs

uso da aproximação para pagar compras caiu no gosto dos brasileiros e já representa mais de um terço (37%) das transações realizadas no território nacional.

Segundo a Visa Consulting & Analytics, a modalidade já é a preferência em Brasília (DF) e Florianópolis (SC), cidades onde 53% dos pagamentos presenciais são realizados por aproximação.

Os dados mostram ainda que o uso da forma de pagamento com cartões da marca de serviços financeiros cresceu em 700% entre dezembro de 2020 e dezembro de 2021. Ao final de 2021, um levantamento realizado pela plataforma digital de serviços financeiros Digio mostrou que o sistema de pagar compras sem tocar na maquininha de cartão já contava com a adesão de 48% dos brasileiros.

"A Visa acredita em grandes oportunidades de crescimento no mundo de pagamentos e tem trabalhado, além de ser pioneira, em muitas dessas novas formas de pagamento e movimentação de dinheiro", diz a Visa, em comunicado, ao citar o investimento de US$ 500 milhões em inteligência artificial e infraestrutura de dados.

Fraudes

Apesar do crescimento exponencial no volume de transações por aproximação, a Visa garante que não foi verificado aumento de casos de fraude ou reclamações em função dos pagamentos pela modalidade.

De acordo com os números, os índices de fraude em transações com a tecnologia por aproximação caíram 37% ao comparar o primeiro trimestre de 2022 com o mesmo período do ano passado.