Ação da Polícia Federal resulta na prisão de casal portando drogas no Aeroporto do Recife

Por Cristiano Rodrigues 15/09/2022 - 13:19 hs

A Polícia Federal em Pernambuco, prendeu em flagrante, no dia 13/09/2022, por volta das 17:00h, no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, um comerciante, de 20 anos, natural de Mandirituba/PR e residente em Curitiba/PR e -(não possui antecedentes criminais) e uma mulher, também comerciante, de 26 anos, natural e residente em Curitiba/PR.

A prisão aconteceu durante os trabalhos de fiscalização de rotina da Polícia Federal destinados a reprimir o tráfico internacional e doméstico de entorpecentes bem como outros tipos de crimes praticados no Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre. Os Policiais Federais lograram êxito em identificar duas malas num voo partindo de Recife/PE com destino final em Curitiba/PR com concentração de substância orgânica após exposição ao aparelho de raios x. E ao ser aberta a bagagem na presença de seus proprietários foi encontrado escondido no meio de peças de roupas, aproximadamente 30Kg quilos de haxixe.

Terminada a abordagem policial, os presos foram autuados pela prática do crime contido nos artigos 33 e 35 da Lei nº 11.343/2006 (tráfico interestadual de drogas e associação) e caso seja condenado poderá pegar penas que variam de 5 a 25 anos de reclusão. Além da droga também foram apreendidos três aparelhos celulares.

Em seu interrogatório o casal (que iriam casar em breve) disse que são comerciantes do ramo de distribuição de bebidas e que receberam a droga no centro de Recife/PE de uma pessoa na qual não deram maiores detalhes.  Por fim disseram que cada um receberiam pelo transporte R$ 2.000,00 (dois mil reais) quando desembarcasse no aeroporto de Curitiba/PR, destino final da droga.

Os presos já passaram por audiência de custódia e tiveram sua prisão preventiva decretada sendo encaminhados para os respectivos sistemas prisionais, onde ficarão à disposição da Justiça Estadual/PE. Esta é a 19ª apreensão de drogas realizada no aeroporto internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre no ano de 2022 – até agora 51,6Kg de cocaína e 66Kg de maconha foram apreendidos e efetuada a prisão de 13 mulheres e 08 homens.

O Haxixe é uma substância extraída das folhas da maconha, porém enquanto a maconha tem 4% de THC o Haxixe concentra até 14%. O Haxixe causa muitos efeitos e alguns até variados dependendo do organismo daquele que ingere a droga. Se assemelham aos efeitos da maconha, porém muitos mais intensos devido a grande diferença de THC.