Urnas eletrônicas começam a ser distribuídas para os locais de votação em Pernambuco

Por Cristiano Rodrigues 01/10/2022 - 07:50 hs

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) começou na manhã desta sexta-feira a distribuição das 24.105 urnas eletrônicas que serão usadas no domingo, dia 2, data do primeiro turno das eleições gerais no País. Os equipamentos foram preparados e testados durante uma semana. Agora, deixam os 18 polos eleitorais e seguemr para as 122 zonas eleitorais do Estado.

A maior parte sai do polo 01, no bairro do Bongi, Zona Oeste do Recife, para a capital e as cidades de Olinda, Camaragibe e São Lourenço da Mata, todas na Região Metropolitana. A quarta zona, na capital, é a que tem o maior número de urnas. São 342, incluindo as nove do Arquipélago de Fernando de Noronha. Os 56 caminhões lacrados receberam o carregamento na quinta-feira (29) e deixaram o Centro Administrativo do TRE nesta sexta-feira. ""O fundamental é mostrar a confiabilidade do nosso processo eleitoral", destacou o presidente do TRE-PE, desembargador André Guimarães. Ele acredita que o resultado das eleições em Pernambuco seja divulgado até as 20h do domingo.

"Esta tudo pronto para o maior evento cívico do País. O eleitor é o grande protagonista de toda essa história. Nos preocupamos com tudo", assegurou o vice-presidente do TRE-PE, desembargador Humberto Vasconcelos Júnior. Segundo ele, no processo democrático as pessoas podem criticar e questionar qualquer processo. "Recebemos as criticas e mostramos que a Justiça Eleitoral trabalha com todo rigor e transparência . Reclamações são bem-vindas para nos ajudar a melhorar nosso trabalho", ressaltou  

Uma equipe de 557 técnicos está responsável por inserir as informações e testar os equipamentos. Das 24.105 urnas preparadas no Estado, 1.690 são de contingência, utilizadas apenas em caso de necessidade de substituição. Segundo o diretor-geral do TRE, Orson Lemos, o tribunal ainda distribui cédulas para o caso de os equipamentos reserva apresentarem algum problema ou, diante de uma possível falta de energia, o processo não ficar inviabilizado.

"Confeccionamos e distribuímos o equivalente a 3% do eleitorado", aponta. Pernambuco tem hoje pouco mais de 7 milhões de eleitores. A última vez que se precisou recorrer ao uso de cédulas no Estado foi nas eleições de 2010, em uma seção.

Neste sábado (1º), segundo Orson Lemos, será realizado, no pleno do TRE, o sorteio de 35 urnas que serão auditadas, 27 submetidas ao teste de integridade e oito ao teste de autenticidade. O sorteio é aberto a toda população, tanto presencialmente quanto pelo canal do TRE-PE, no YouTube. Cada equipamento recebeu oito lacres.

"Em caso de tentativa de violação, ela não ficará imperceptível", segundo o secretário de tecnologia da informação do TRE, George Maciel.

Nos locais de votação, as urnas serão recebidas pelos administradores de prédio. À medida que forem entregues, os 557 técnicos irão ligar e vistoriar os equipamentos, em um procedimento público, aberto por edital, do qual podem participar representantes dos partidos, coligações ou federações que estão concorrendo, além das entidades fiscalizadoras como Ministério Público.