CAIXA reduz juros e oferece condições especiais para micro e pequenas empresas em outubro

CAIXA reduz juros e oferece condições especiais para micro e pequenas empresas em outubro

Por Cristiano Rodrigues 06/10/2022 - 08:14 hs

Micro e pequenas empresas terão serviços e benefícios exclusivos durante todo o mês de outubro. As vantagens são oferecidas pela CAIXA, em homenagem ao Dia das Micro e Pequenas Empresas, comemorado nesta quarta-feira, dia 5 de outubro. A data tem o objetivo de valorizar o comércio local e os pequenos negócios, que são a base da economia brasileira e os mais presentes no dia a dia do consumidor na oferta de serviços e produtos. 

Uma das ofertas especiais da data será pela linha de crédito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, o Pronampe. Essa linha de crédito será oferecida para contratação com taxa de juros de Selic + 6% ao ano, e prazo total de 48 meses, sendo 11 de carência e 37 parcelas de amortização. 

Para a presidente da CAIXA, Daniella Marques, auxiliar os pequenos negócios é uma agenda importante para a economia brasileira. 

“Hoje, mais de 70% dos empregos gerados no Brasil são gerados por micro e pequenas empresas. O Pronampe foi uma linha criada na pandemia, mais de 1 milhão de empresas atendidas, pegando um fôlego, com 6, 12 meses de carência para crescer o negócio. É o que transforma e é o motor da atividade econômica do Brasil.”

Microempreendedores individuais com faturamento igual ou inferior a 81 mil reais podem contratar o crédito, assim como microempresas que têm receita bruta igual ou inferior a 360 mil reais. Empresas de pequeno porte com faturamento de 360 mil a 4,8 milhões de reais também têm direito. Uma empreendedora que optou pelo crédito foi Mariana Sobradinho, dona de uma empresa do ramo da construção civil.

Mariana montou a empresa focada em fazer o diferente. Só não contava com uma pandemia no meio do caminho. Para ela, ter um suporte financeiro foi essencial para manter os planos.

“Abrimos no meio da pandemia e, graças a Deus, conseguimos passar por esse momento difícil. Contamos muito com o apoio da CAIXA. O Pronampe foi decisivo. Houve um aumento muito grande de preço. Tinha um planejamento quando abri a loja e, com a pandemia, quando estava abrindo, as coisas triplicaram de preço, meu planejamento foi por água abaixo. Se não fosse o apoio da CAIXA, do crédito, de fato, a gente não estaria aqui.”

A CAIXA foi o primeiro banco a atuar no mercado com o Pronampe, sendo detentora de um terço de tudo que foi concedido desse modelo de crédito no país. 

Em 2022, a CAIXA fechou mais de 8 bilhões de reais em contratos do Pronampe para todas as empresas do Brasil, com 90 mil empresas alcançadas.

A novidade deste ano é a atuação com o MEI, como explica a vice-presidente de Negócios de Varejo da CAIXA, Thays Cintra.

"Esse ano, foi liberado o crédito para esse microempreendedor. O pipoqueio, a boleira, que têm seu CNPJ e faturam até 81 mil reais, também estão podendo pegar essa linha, a partir desse ano. E a CAIXA, de tudo que já fez, já concedeu quase 10% só para esse segmento dos microempreendedores."

Ainda especialmente neste mês de outubro, empreendedores terão juros mais baixos no Crédito Especial Empresa. Disponível a partir de 1,24% ao mês, a linha não tem destinação específica, os recursos são creditados direto na conta da empresa e podem ser usados, por exemplo, para equilibrar o fluxo de caixa, repor os estoques, pagar salários e 13º salário. As condições de contratação são para empresas com faturamento anual de 4,8 milhões a 30 milhões.  

Empreendedores que usam máquina de cartão Azulzinha, também terão vantagens. O banco reduziu para 10 mil reais o valor de faturamento mensal mínimo exigido para as empresas interessadas. Os clientes pessoa jurídica podem, ainda, aproveitar as vantagens dos cartões CAIXA Alimentação e CAIXA Refeição. Na contratação de no mínimo 10 cartões para os seus empregados, o cliente recebe pontos no Programa de Fidelidade CAIXA Pré-Pagos para utilização no marketplace.