Polícia desarticula organização criminosa especializada em tráfico de drogas em vários estados; confira

Um paraibano integrante da organização criminosa foi preso no Recife

Por Cristiano Rodrigues 24/11/2022 - 08:50 hs

Natal/RN – A Força-Tarefa SUSP Natal, de combate ao crime organizado, coordenada pela Polícia Federal e, em conjunto com a Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Penal, deflagrou na manhã desta quarta-feira (23/11), a Operação Pélagos, visando desarticular grupo de pessoas suspeitas de integrar organização criminosa especializada no tráfico de drogas, além de cometer diversos outros crimes, com atuação, sobretudo, na região metropolitana de Natal.

Cerca de 240 policiais estão cumprindo 42 mandados de busca e apreensão e 34 mandados de prisão preventiva, expedidos pelo Poder Judiciário do Rio Grande do Norte, na capital potiguar e nos estados do Acre, Rondônia, Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio de Janeiro.

Com o avanço das investigações, em continuidade a uma operação desenvolvida anteriormente pela mesma Força-Tarefa, foi feita a identificação e formulados pedidos de medidas à Justiça, que expediu mandados de prisão contra outros integrantes do grupo criminoso ligados àquela ação. Os detidos serão encaminhados à sede da Polícia Federal no bairro de Lagoa Nova e, posteriormente, conduzidos ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da justiça.

Em Recife/PE dentro da Operação Pélagos foi dado cumprimento a 02 Mandados de Busca e Apreensão e 01 de Prisão Preventiva em dois flats situado na Avenida Bernardo Vieira de Melo – Piedade. O preso tem 26 anos, natural de Santa Rita/PB e integra uma facção criminosa do Rio Grande do Norte, conhecida como Sindicato do Crime. Ele tem envolvimento com assaltos a bancos, tráfico de drogas dentre outras modalidades criminosas. No local foram apreendidos 01 veículo Corolla e alguns documentos, os quais ficarão à disposição da coordenação da operação em Natal/RN. O preso já fez exame de corpo de delito e foi enviado para o COTEL- Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna, onde ficará à disposição da Justiça Federal do Rio Grande do Norte.

O nome da operação é uma alusão à palavra oceano em sua perspectiva de profundidade e tamanho, o que denota a relação de forte influência da organização criminosa investigada na respectiva área de atuação.

FORÇA-TAREFA

A Força-Tarefa SUSP no Rio Grande do Norte é composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Penitenciário Nacional, Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP) e Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do RN (SESED).