Boliviano foi liberado em audiência de custódia após ser preso com drogas no Recife; confira

Por Cristiano Rodrigues 26/01/2023 - 22:43 hs

A Polícia Federal, prendeu em flagrante, no dia 25/01/2023, por volta das 00:30h, no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, um estrangeiro boliviano de 27 anos, natural de Santa Cruz de La Sierra-Bolívia-(não possui antecedentes criminais). A prisão aconteceu durante os trabalhos de fiscalização de rotina destinados a reprimir o tráfico internacional e doméstico de entorpecentes bem como outros tipos de crimes praticados no Aeroporto Internacional dos Guararapes–Gilberto Freyre de competência da Polícia Federal.

Os policiais federais lograram êxito em identificar em uma mala num voo partindo de Recife/PE com destino final em Lisboa-Portugal, sabonetes líquidos, shampoos e produtos de higiene com concentração de substância orgânica após exposição ao aparelho de raios x. E ao ser aberta a bagagem na presença de seu proprietário foi encontrado dentro de 10 recipientes aproximadamente 8,5Kg (oito quilos e quinhentos gramas) de cocaína líquida

Terminada a abordagem policial e tendo sido encontrada a droga, o preso recebeu voz de prisão em flagrante e foi conduzido para a Sede da Polícia Federal objetivando realizar os procedimentos de Polícia Judiciária, onde acabou sendo autuado pela prática do crime contido nos artigos 33 c/c 40, item I da Lei nº 11.343/2006 (tráfico internacional de drogas) e caso seja condenado poderá pegar penas que variam de 5 a 20 anos de reclusão. Além da droga também foram apreendidos: um aparelho celular, tablet, notebook, a quantia de R$ 1.500 reais e U$ 120 dólares americanos.

Em seu interrogatório o preso não deu maiores detalhes sobre quem o contratou e nem a quem entregaria a droga quando chegasse em Lisboa-Portugal(destino final da droga). Por fim disse que foi a primeira vez que fez esse tipo de transporte e que não sabia estar transportando cocaína.

Essa é a primeira apreensão de drogas realizada no Aeroporto Internacional dos Guararapes no ano de 2023. No ano passado foram realizadas 25 apreensões (94Kg de cocaína e 108Kg de maconha) e efetuada a prisão de 16 mulheres e 12 homens. O preso já passou por audiência de custódia e foi liberado, devendo responder ao processo em liberdade.