Governo Lula não pagará 13º do Bolsa Família criado por Bolsonaro

Por Cristiano Rodrigues 03/03/2023 - 17:39 hs

O governo federal anunciou nesta sexta-feira (3) que não vai voltar a pagar um 13º salário do Bolsa Família, como se deu em apenas um ano no governo de Jair Bolsonaro. A informação foi dada pela secretária de Avaliação e Gestão da Informação e Cadastro Único, Letícia Bartholo, durante coletiva para anunciar detalhes do programa.

“O 13º só foi pago em um ano, muito mais como promessa de campanha. Foi em um ano. O Bolsa Família é um programa de assistência, de complemento de renda, não se adequa à vinculação de um 13º salário. Ele tem agora um pagamento per capta muito superior ao que antes existia, o Bolsa Família original e o Auxílio Brasil. 

Obviamente, não há previsão de pagamento de 13º porque o desenho proposto se adequa melhor”, explicou a secretária, que estava ao lado do ministro do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

No evento, o governo também informou que vai o programa deve contratar 12 mil pessoas para atualizar o cadastro do Bolsa Família e que, em março, 694 mil famílias foram incluídas no programa, enquanto quase 1,5 milhão foram retiradas por irregularidades.