Sentar de pernas cruzadas pode fazer mal para o corpo? Confira

Por Cristiano Rodrigues 11/04/2023 - 21:42 hs

Se você não é uma das pessoas que cruzam as pernas quando sentam, certamente conhece muita gente que busca essa posição mais confortável. Porém, enquanto ficar alguns minutos dessa forma pode trazer sensações mais agradáveis, os impactos no longo prazo resultam em danos severos ao organismo, com alguns casos de irreversibilidade. Quais os problemas que essa postura pode causar?

Cruzar as pernas enquanto senta pode ser um indicativo de comportamento psicológico, como resultado de algo aprendido e, posteriormente, transformado em hábito. Dependendo do contexto, a postura significa status de poder, relaxamento ou modo defensivo, revelando uma linguagem corporal que indica afastamento emocional da conversa. Dessa forma, diversos fatores afetam intrinsecamente a forma como as pessoas se sentam, evitando a percepção de que, na verdade, a tensão pode ser transferida da região lombar para outras partes do corpo.

Pesquisas recentes apontam que deixar uma perna na altura do joelho e a outra sobre o tornozelo pode aumentar o desalinhamento dos quadris, com um lado ficando mais alto que o outro. Além disso, a posição altera a velocidade do fluxo de sangue nos vasos sanguíneos, aumentando os riscos de coágulos e estimulando picos na pressão arterial. É por isso que, normalmente, quando precisamos medi-la, é preciso manter os pés apoiados no chão.

(Fonte: Primal Pictures / Reprodução)(Fonte: Primal Pictures / Reprodução)

Basicamente, esses problemas ocorrem devido à própria anatomia humana, onde tudo está conectado. Quando as pernas estão descruzadas, o peso é distribuído de forma uniforme em ambos os lados da pelve. Porém, se você cruzar as pernas, pode haver um desequilíbrio entre as partes, resultando em uma pressão desnecessária aplicada sob os músculos do quadril e em consequentes inflamações da articulação e dor ciática, bem como instabilidades na coluna e alterações na curvatura natural até o pescoço.

Nos homens, os fatos podem ser ainda mais agravantes. Como ficar sentado de pernas cruzadas aumenta a temperatura dos testículos em até 3,5 °C, há a sugestão de uma redução na contagem da produção de espermatozoides. Enquanto isso, mulheres grávidas sofrem com inchaço no tornozelo ou cãibras nas pernas se a posição for prolongada, apesar de haver uma relativa segurança na posição.

Há benefícios em se sentar de pernas cruzadas?

Apesar das desvantagens para o organismo, sentar de pernas cruzadas por curtos períodos pode ser benéfico em alguns casos. Uma pesquisa publicada em 2016 revelou que pessoas que têm uma perna mais curta que outra têm a oportunidade de ajustar a altura dos dois lados da pélvis, melhorando o alinhamento. Além disso, a postura parece reduzir a atividade de alguns músculos e ajuda no excesso de esforço em condições de fadiga.

Outra opção, caso sentar de pernas cruzadas seja uma preferência, é investir em posições voltadas para o equilíbrio do corpo. No ioga e na meditação, por exemplo, a posição do lótus, onde as pessoas sentam no chão com as pernas cruzadas, tem um efeito relaxante e não gera os mesmos impactos do que em atividades na cadeira ou em locais de altitude superior. Em todo caso, o ideal é evitar passar longos períodos nessa posição e adotar estilos de vida menos sedentários.