Acidente entre cinco veículos deixa 18 feridos na Avenida Abdias de Carvalho, no Recife

Por Cristiano Rodrigues 09/05/2023 - 17:30 hs

Quatro carros e uma moto colidiram, na madrugada desta terça (9), na Avenida Abdias de Carvalho, no bairro do Prado, na Zona Oeste do Recife. Ao todo, 18 pessoas ficaram feridas nesse acidente de trânsito, segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Entre os veículos envolvidos no engavetamento, estava uma van utilizada para Tratamento Fora do Município (TFD), que transportava moradores de Pesqueira, no Agreste do estado, para fazer exames médicos na capital pernambucana.

A colisão aconteceu quando o motorista da van de tratamento fora de domicílio não conseguiu frear a tempo, atingindo os outros três carros em frente a uma oficina, no sentido Recife da avenida;

O motorista da van, identificado apenas como José Carlos Almeida, disse que notou que o freio do veículo não estava funcionando. Ele também afirmou que tentou não bater na moto:

"Eu vinha e o sinal estava fechado já. Quando eu ia parar o carro, ele endureceu. Para não pegar na moto, eu virei, passei de raspão, aí peguei nos carros. Estava transportando pacientes para Recife para fazer exames. Eu estava preocupado para não atropelar o pessoal da moto, aí acabei batendo", disse o motorista da van.

O que diz a perícia?

De acordo com o perito Severino Arruda, o que aconteceu foi um engavetamento. "Inicialmente só estamos avaliando as avarias para poder tirar os veículos do local. E então, vamos atribuir o grau de culpabilidade de cada veículo", disse.

Ele também contou que:

🔎 A perícia vai, posteriormente, fazer exames complementares para concluir os laudos;

🔎 Não sabe a velocidade exata da van, mas que, pelas evidências das avarias, o motorista estava dirigindo em uma velocidade acima da permitida: "Foi cedo, a trafegabilidade ainda é pequena e isso faz com que as pessoas desenvolvam mais a velocidade".

Quem socorreu os feridos?

🚨 O Samu foi acionado por volta das 4h38 e enviou seis ambulâncias até o local;

🚨 Acionado às 4h45, o Corpo de Bombeiros enviou três viaturas ao local do acidente;

🚨 Os bombeiros também fizeram a contenção do vazamento de gás de um dos veículos, assim como a lavagem da pista por causa do derramamento de combustível.

Quem são as vítimas e para onde foram levadas?

O Samu e o Corpo de Bombeiros divulgaram informações sobre nove das 18 vítimas desse acidente.

Foram levados para o Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, na área central do Recife:

⏩ Um homem de 30 anos;

⏩ Um homem de 66 anos;

⏩ Uma mulher de 48 anos;

⏩ Uma mulher de 38 anos;

⏩ Uma mulher de idade não informada;

⏩ Uma criança de 11 anos;

⏩ Uma mulher "de cerca de 60 anos".

Foi levada para o Hospital Getúlio Vargas, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife:

⏩ Uma mulher de 26 anos.

Outra vítima, de sexo e idade não informados, recebeu atendimento do Corpo de Bombeiros, mas não precisou ser levada para um hospital. Além disso, mais nove feridos foram atendidos no local do acidente, mas não precisaram ser levados para unidades de saúde, segundo o Samu.

Qual o estado de saúde dos feridos?

Sobre as sete vítimas do acidente levadas para o Hospital da Restauração, a unidade de saúde informou, por volta das 11h, que:

🏥 Dos sete pacientes que foram levados até o hospital, seis foram liberados;

🏥 Todos passaram por exames e avaliações clínicas;

🏥 A criança de 11 anos permanece internada, em observação, com quadro de saúde estável.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a mulher levada para o Hospital Getúlio Vargas passou "por exames e avaliação médica". Também disse que o quadro clínico da paciente "é considerável estável".

Quais as orientações de trânsito para motoristas?

Por causa do acidente, o trânsito ficou lento no local. Para melhorar o fluxo de veículos, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) fez um desvio no tráfego para quem segue em direção ao Centro do Recife. O acesso deve ser feito pela Rua Padre Teófilo Tworz.

O que diz a prefeitura de Pesqueira?

Sobre a van do município que se envolveu nesse acidente, a Secretaria de Saúde de Pesqueira afirmou que:

🚐 Ainda é cedo para determinar a causa real do acidente, mas o motorista informou que o freio não respondeu;

🚐 Os fatos serão apurados;

🚐 A van foi obtida através de "um processo licitatório de locação, é um veículo novo, e [tem] garantido seguro total por parte da empresa prestadora, bem como as suas manutenções;

🚐 Todos os pacientes que precisaram receberam atendimento;

🚐 Garantiu "todo o apoio necessário";

🚐 Outro veículo está a caminho da capital para fazer o transporte dos pacientes;

🚐 Tem "preocupação com o bem-estar e a direção segura de todos que fazem uso do TFD".