Saiba o que abre e o que fecha no dia de Corpus Christi em Pernambuco

Tradicionalmente, em Pernambuco, o ponto facultativo é transferido para o dia de São João

Por Cristiano Rodrigues 06/06/2023 - 17:00 hs

Apesar de não ser considerado um feriado oficial e com ponto facultativo no setor público definido por estados e municípios, o dia de Corpus Christi, na quinta-feira (8), altera o funcionamento de serviços e atividades.

Tradicionalmente, em Pernambuco, o ponto facultativo é transferido para o dia de São João - este ano, como 24 de junho será em um sábado, a mudança foi alterada para a véspera, 23 de junho.

A celebração faz memória do sacramento da Eucaristia, instituído por Jesus Cristo na Quinta-Feira Santa. Na Arquidiocese de Olinda e Recife, a data terá missa e procissão.

Comércio de rua
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife) informa que a data não será feriado municipal e o comércio da capital pernambucana abrirá normalmente.

O período junino é a segunda maior data de vendas do ano, perdendo apenas para o Natal.

Shoppings
Recife: das 9h às 22h
RioMar: das 9h às 22h
Boa Vista: das 10h às 22h
Plaza: das 9h às 22h
Guararapes: das 9h às 22h
Patteo: das 9h às 22h
Paulista North Way: das 9h às 22h
ETC: das 9h às 21h
Camará: das 10h às 22h
Costa Dourada: das 10h às 22h
Recife Outlet: das 9h às 21h

Correios
Não haverá atendimento nas agências dos Correios na quinta-feira. Na sexta-feira (9), o funcionamento ocorrerá normalmente. No dia 10, estarão abertas as unidades que realizam atendimento aos sábados.

Bancos
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias não irão funcionar para atendimento presencial nesta quinta-feira. 

Repartições públicas
Pernambuco -
 O Governo de Pernambuco transferiu o ponto facultativo da data para a véspera de São João, dia 23 de junho, uma sexta-feira. 

Escolas particulares
Em convenção coletiva, as escolas particulares definiram Corpus Christi como feriado.