Detran-PE realiza segunda inspeção obrigatória de motofretes

Por Cristiano 08/11/2018 - 15:26 hs

A partir do dia 10 de novembro, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) dará início à segunda inspeção semestral obrigatória para os veículos que exercem atividade de motofrete. A inspeção abrange tanto os equipamentos e documentação do veículo, quanto do profissional. Atualmente, o Estado conta com 2.008 motos registradas, entre as particulares e as que são propriedade de empresas. O calendário será diferente para os motofretes do Recife e os das outras cidades pernambucanas.

Para os veículos registrados em Recife, a inspeção acontece nos sábados 10, 17 e 24 de novembro. Os motoboys serão atendidos das 8h ao meio-dia, no pátio de vistorias do Detran, que fica na Estrada do Barbalho, número 889, no bairro da Iputinga, na Zona Oeste da Capital. Os motofretistas de outros municípios deverão se dirigir à Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) mais próxima, entre os dias 12 e 23 de novembro, das 8h ao meio-dia.

Os motociclistas que estiverem de acordo com as exigências recebem um selo de certificação. Os que não realizarem a inspeção estão sujeitos à multa, retenção do veículo e ter o cadastro bloqueado na base de dados do Detran-PE. É importante lembrar que a motocicleta ou motoneta utilizada para a atividade de motofrete que completar cinco anos, no período de inspeção obrigatória, deverá ser substituída por uma que seja pelo menos dois anos mais nova.

Quem for fazer a inspeção deve portar a documentação, com original e cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH); original e cópia do Certificado de Registro e Licenciamento Anual (CRLV), frente e verso. Além disto, deve ficar atento aos equipamentos obrigatórios. O motofrete deve possuir compartimento fechado para o transporte de cargas.