Nesta quinta-feira (13), os acionistas da Tesla aprovaram o pacote salarial recorde de Elon Musk, fundador e CEO da montadora, no valor de US$ 56 bilhões (R$ 300,32 bilhões, na conversão direta).
Esta aprovação demonstra o quão confiantes estão os acionistas na liderança de Musk, em contraste com outros, que se preocupam com seu foco recente na sua mais recente aquisição, o X (ex-Twitter).
Acionistas da Tesla aprovaram mais coisas além do salário de Elon Musk
- Conforme a Reuters, os acionistas votaram outros assuntos além do salário recorde de seu CEO;
- Uma delas trata da mudança da sede legal da empresa de Delaware (EUA) para o Texas (EUA), o que foi aprovada;
- Também foi aprovada a reeleição de dois membros do conselho da empresa: Kimbal Musk, irmão de Elon, e James Murdoch, filho do empresário de mídia Rupert Murdoch;
- Outras aprovações, a da redução dos mandatos do conselho para um ano e da redução dos requisitos de votações de propostas para maioria simples, deu mais poderes de controle por parte dos investidores;
- Contudo, o conselho foi contra ambas as propostas.
Durante a votação, foi realizada a assembleia anual de acionistas em Austin, Texas (EUA), na qual o CEO da Tesla se descreveu patologicamente otimista: “Se eu não estivesse otimista, isso não existiria, esta fábrica não existiria. Mas, no final, eu entrego. Isso é o que importa”, disse, sob aplausos dos presentes.
Já na noite de quarta-feira (12), Musk afirmou que as propostas vinham recebendo grande apoio dos acionistas e os agradeceu. Em gráfico que publicou no X, ele mostrou que as resoluções foram definidas para passar por amplas margens.
Além disso, a vitória de Musk delineia o apoio que o sul-africano tem da base de investidores de varejo da Tesla, já que muitos deles são fãs do bilionário. Ainda assim, alguns grandes investidores institucionais e empresas-procuradoras foram largamente contrárias.
Esta é, em primeiro lugar, uma mensagem de que os acionistas varejistas da Tesla aprovam o que está acontecendo. Será interessante ver quais são as porcentagens exatas de votos.
Lindsey Stewart, diretora da Morningstar Sustainalytics, em entrevista à Reuters
Apesar de os acionistas terem dado sinal verde para o pacote salarial recorde, Musk poderá, ainda, ter que receber aval dos tribunais, pois um juiz de Delaware (EUA) invalidou o pacote no início deste ano, alegando que ele é “incompreensível”.
E há mais: o bilionário pode passar por mais processos judiciais sobre o tema, que, caso seja aprovado em definitivo, será o maior da história corporativa dos EUA.