Parceria de Bolsonaro e Milei mostra força e diferenças da direita na América Latina

 

 Além de rejeitarem a companhia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a quem ambos chamam de corrupto e comunista, o presidente da Argentina, Javier Milei, e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), compartilham também o perfil contemporâneo de políticos de direita antissistema, que mobilizam multidões nas ruas e nas redes sociais. Os dois defendem a redução da presença do Estado na economia e na vida dos cidadãos. O combate rigoroso ao crime organizado e a resistência do Ocidente contra ditaduras de esquerda, o terrorismo e o chamado globalismo são pautas comuns.

As semelhanças entre eles começam a diminuir, contudo, quando abordam o apoio à Ucrânia na guerra contra a Rússia, defendida por Milei, ou em questões da chamada pauta de costumes, uma bandeira ostensiva de Bolsonaro. Embora ambos sejam contrários ao aborto, o libertário argentino mostra ser mais tolerante com novos arranjos familiares do que o ex-presidente brasileiro, além de dar maior ênfase às liberdades individuais. De acordo com especialistas consultados pela Gazeta do Povo, apesar das diferenças ideológicas, ambos representam a força crescente da direita na América Latina, que se repete em outras partes do mundo.

Na sua primeira visita ao Brasil após ser eleito presidente da Argentina, Milei participará no próximo fim de semana da quinta edição do Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC Brasil), a versão brasileira do Conservative Political Action Conference (CPAC), maior evento conservador dos Estados Unidos, que alcançou a marca de 50 edições. O evento em Balneário Camboriú (SC) será o palco do reencontro entre Milei e Bolsonaro desde a posse do líder argentino em dezembro. Milei optou por prestigiar o CPAC Brasil de forma pessoal, em vez de comparecer oficialmente à cúpula dos presidentes do Mercosul, que será realizada no domingo (7) e na segunda-feira (8) em Assunção, no Paraguai, e deve ter a presença do presidente Lula.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato