A Polícia Rodoviária Federal (PRF), representada pelo superintendente regional, Alexandre Rodrigues, participou de coletiva de imprensa sobre a “Operação Eleições 2024” na manhã desta quarta (02). A pauta foi sugerida pela Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco, que reuniu gestores, comandantes e chefes de forças policiais e representantes do Tribunal Regional Eleitoral e do Ministério Público.
Os jornalistas marcaram presença na coletiva, que foi realizada no auditório da Secretaria, localizada no bairro de Santo Amaro. Aos presentes foram apresentados os preparativos que se iniciaram em agosto, investimentos e o número de pessoal empregado na operação, considerada a maior realizada no estado, ficando à frente inclusive de operações como a carnaval e a São João.
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou a tranquilidade que se estabelece em Pernambuco às vésperas das eleições. “Não temos registros de crimes relacionados ao momento político. Mas a nossa logística levou em consideração o histórico de violência de algumas regiões e municípios em período eleitoral”, comentou, informando ainda a atuação da PRF no combate aos crimes eleitorais.
O diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), Orson Lemos, alertou sobre a prática de crimes eleitorais, como as aglomerações, e falou sobre o trabalho em conjunto. “Todos os órgãos envolvidos na operação estão preparados para coibir as irregularidades”, frisou Lemos.
O superintendente da PRF/PE, Alexandre Rodrigues, destacou o propósito da instituição de garantir a mobilidade dos eleitores. “Estamos intensificando a presença da PRF nas BRs de todo o estado para garantir a fluidez no trânsito de modo que o cidadão possa chegar aos seus locais de votação de forma segura”, explicou o inspetor.
Alexandre Rodrigues apresentou ainda esclarecimentos sobre a forma de atuação dos PRFs após portaria do Tribunal Superior Eleitoral. “O documento, que foi elaborado com a participação da PRF, veio para dar segurança jurídica aos nossos agentes que não poderão realizar ‘blitzes’ e apreender veículos que não estejam em flagrante cometimento de crimes de diversas natureza, entre eles os eleitorais, e de infrações que coloquem em risco o nosso bem maior que é a vida”, explicou o superintendente.
Escoltas – Embora as eleições aconteçam somente no domingo (06), o trabalho da PRF já se inicia na sexta (04) com a escolta das urnas eleitorais. Com locais de votação nos 184 municípios pernambucanos, os órgãos operativos da SDS, juntamente com a Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal trabalham para garantir o transporte dos equipamentos. A PRF irá realizar 14 escoltas, levando as urnas até eleitores da capital ao sertão do estado.