A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, na manhã de quarta-feira, dia 27, a segunda fase da “Operação Safe Children” (Criança Segura, em tradução literal). A ação, voltada ao combate de crimes relacionados à produção, armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantojuvenil, resultou na prisão de dois suspeitos no Recife.
Um dos detidos foi alvo de um mandado de prisão preventiva, enquanto o outro foi preso em flagrante durante as diligências. Os materiais apreendidos na operação, juntamente com os presos, foram encaminhados para o Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA), localizado no bairro da Madalena, na Zona Oeste do Recife.
Além das prisões, a operação visa cumprir oito mandados de busca e apreensão domiciliar, com ordens judiciais expedidas pelo Poder Judiciário. As diligências ocorreram no Recife, Olinda, Paulista e Ipojuca, na Região Metropolitana, e em Gameleira e Catende, na Mata Sul de Pernambuco.
Contexto e fases da operação
A primeira fase da Safe Children foi realizada em setembro deste ano, quando duas pessoas foram presas e oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Na terça-feira, em outra frente de combate, a Polícia Federal prendeu três suspeitos em operações similares voltadas ao enfrentamento do abuso sexual infantojuvenil.
A operação reforça a prioridade no enfrentamento de crimes que violam os direitos de crianças e adolescentes, destacando a necessidade de vigilância e denúncia por parte da sociedade. As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos e desarticular redes de exploração sexual infantojuvenil.