Atualizando: Donald Trump é eleito presidente dos Estados Unidos; veja os números e quem é Trump

 Donald Trump é eleito presidente dos Estados Unidos. Ele voltará à Casa Branca após quatro anos para um segundo mandato.


O empresário derrotou a vice-presidente Kamala Harris, candidata do Partido Democrata, que tinha apoio do atual presidente americano Joe Biden – que havia vencido Trump em 2020.

Ele conseguiu o número necessário de delegados – figura do sistema eleitoral americano – para ser eleito no Colégio Eleitoral. 


Quem é Donald Trump?

Filho de Fred e Mary Anne Trump, o republicano nasceu em uma família que fez fortuna no ramo da construção civil.

Formado na Universidade da Pensilvânia, assumiu os negócios em 1971 e passou a comandar a empresa que, mais tarde, ficaria conhecida como a Organização Trump.

A disputa pela Presidência dos Estados Unidos em 2016 marcou a primeira vez que o empresário se candidatou para qualquer cargo público — e venceu.

O mandato de Trump é lembrado por grande parte da população americana como um período de crescimento econômico, sendo essa uma das pautas que o republicano tem maior nível de confiança entre os eleitores.

Filho de Fred e Mary Anne Trump, o republicano nasceu em uma família que fez fortuna no ramo da construção civil. Formado na Universidade da Pensilvânia, assumiu os negócios da família em 1971 e passou a comandar a empresa que, mais tarde, ficaria conhecida como a Organização Trump.

A ascensão no mundo dos negócios é motivo de orgulho para Trump, que já declarou em diversas entrevistas que começou a carreira com apenas um “pequeno empréstimo de US$ 1 milhão” feito pelo pai. Atualmente, o patrimônio de Donald Trump é de US$ 5,5 bilhões, segundo uma estimativa da revista Forbes.

Além do sucesso no ramo imobiliário, o empresário também ficou famoso por ser dono e apresentador de reality shows do canal de televisão americano NBC. Donald Trump ainda foi proprietário da empresa organizadora dos concursos de beleza Miss Universo, Miss USA e Miss Teen USA. O sobrenome Trump foi parar em marcas no mercado de aviação, no ramo frigorífico, e virou até nome de um jogo de tabuleiro. Alguns exemplos são a Trump Steaks, Trump Ice, Trump Shuttle e Trump: The Game.

O Salão Oval da Casa Branca foi o primeiro escritório de Donald Trump na carreira política. A disputa pela presidência dos Estados Unidos marcou a primeira vez que o empresário se candidatou para qualquer cargo público — e venceu.

Trump anunciou que seria candidato à presidência em junho de 2015. No ano seguinte, foi formalmente nomeado candidato do Partido Republicano, após derrotar outros 17 pré-candidatos com um discurso anti-establishment, e tornou-se o principal rival de Hillary Clinton, então candidata do partido Democrata.

Com o slogan Make America Great Again, Donald Trump foi eleito presidente americano em novembro de 2016, após conquistar o voto de 306 delegados, contra os 232 de Clinton. A democrata obteve 2.9 milhões de votos populares a mais do que o republicano, mas não conseguiu maioria no Colégio Eleitoral.

O mandato de Trump subverteu as normas tradicionais da presidência. Durante os quatro anos em que governou, o ex-presidente transformou as redes sociais em seu principal meio para anúncios importantes e retórica política: de janeiro de 2017 a dezembro de 2020, o republicano fez mis de 25 mil publicações no antigo Twitter, atual X, uma média de 18 postagens por dia.

Trump também desafiou os protocolos de segurança da Casa Branca ao continuar usando seu celular pessoal para fazer ligações, apesar dos alertas para possível espionagem.

Sob o governo do republicano, os Estados Unidos adotaram uma postura mais isolacionista na política externa. Trump fez críticas à Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan, e se distanciou dos tradicionais aliados na Europa.

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário no Jornal Pernambuco!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato