Secretário da Saúde diz que variante amazônica da covid-19 pode estar circulando em Pernambuco

O secretário de Saúde do estado, André Longo, disse que a variante amazônica do covid-19 já pode estar circulando em Pernambuco.

Por Cristiano Rodrigues 12/02/2021 - 08:07 hs

De acordo com ele, é necessário aguardar os testes da Fundação Oswaldo Cruz para ter certeza da circulação da variante, mas ele acredita que já está espalhada pelo Brasil todo.

"Acredito que sim, que essa variante já circula em todo o Brasil e só falta identificá-la. Há expectativa de que, até sexta-feira, teremos os primeiros resultados de estudo da Fiocruz e é possível que esteja circulando (em Pernambuco) e precisamos ver quais impactos disso. Ainda não temos clareza de quais seriam, mas ouvimos que há maior potencial de contágio", disse ele.

Pacientes transferidos

Recentemente, Pernambuco recebeu pacientes transferidos do Amazonas devido à falta de leitos e de oxigênio nas unidades de saúde do estado. André Longo afirmou que estava preocupado com os pacientes que vieram direto para a rede privada de saúde.

"Houve uma debandada de pessoas daquela região [amazônica] e alguns estavam aqui na rede privada de saúde. Recebemos a informação de que alguns desceram do avião e foram para hospitais privados e, no atendimento, foram para a UTI. Infelizmente, pelo caos em Manaus, tivemos essa circulação de forma indiscriminada. Então essas pessoas preocupam mais do que os que foram transferidos para a rede estadual", explicou.