Recife abre novo ponto de vacinação contra a Covid-19 na área central da cidade

Por Cristiano Rodrigues 19/07/2021 - 11:08 hs

Começou a funcionar, nesta segunda-feira (19), mais um posto de vacinação contra a Covid-19 no Recife. O novo local funciona no Apolo 235, no Bairro do Recife, de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30.

De acordo com a Prefeitura do Recife, o novo ponto é fruto de uma parceria entre a gestão municipal e o Porto Digital, além de contar com apoio e investimento de empresas e entidades do parque tecnológico.

Atualmente, o Recife vacina a população em geral a partir dos 37 anos bem como todos os grupos prioritários previstos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde.

O Apolo 235 é um hub de empreendedorismo e inovação do Porto Digital que fica na rua de mesmo nome. Os recifenses terão quatro salas de vacinação no imóvel. O acesso ao novo centro será pela rua do Observatório, uma lateral do prédio.

“A gente sempre falou que a vacinação era o caminho definitivo para superar a pandemia e ela precisa do apoio de todos. Então é muito bom a gente ver o Porto Digital e todo o parque tecnológico  se engajando e apoiando a vacinação aberta para toda a população”, disse o prefeito do Recife, João Campos. 

“Essa ação é um esforço do Porto Digital e empresas que fazem o parque tecnológico para ajudar nesse momento tão importante em que é essencial ampliar a capacidade de vacinação. Ao longo dos próximos meses, o recifense terá mais um espaço para se conectar com a vacina e com o futuro”, apontou o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

Além de oferecer o espaço físico, o parque tecnológico ainda arca com os custos operacionais e de capital humano, como enfermeiros, auxiliares de enfermagem, pessoas para coordenar a fila e segurança para o local, totalizando um investimento de R$ 300 mil, viabilizado pelo ecossistema de inovação do Porto Digital. 

Entre as empresas que estão apoiando o funcionamento do novo centro de vacinação estão Assespro PE/PB, CESAR, NGPD, Seprope e Softex Recife, além das empresas Acqio, Avanade, Avantia, Insole, Neurotech, Pitang, Serttel e TDS.

O cadastro e o agendamento devem ser feitos através do site conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, que está disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS. 

As pessoas incluídas neste grupo devem anexar, no ato do agendamento, cópia de um documento oficial de identidade e um comprovante de residência no nome da pessoa que vai tomar a vacina. Esses mesmos documentos devem ser levados no dia da vacinação.

A Prefeitura disponibiliza outros 24 pontos de vacinação na cidade, entre centros e drive-thrus, além do Apolo 235. 

Os pontos estão localizados na Unicap (Boa Vista); na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; na Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; UPA-E do Ibura; Uninassau, nas Graças; e Sest/Senat, no Porto da Madeira.

Já os drive-thrus, que permitem atendimento sem sair do veículo, estão localizados no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; Geraldão, na Imbiribeira; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária; Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife; BIG Bompreço de Boa Viagem, BIG Bompreço de Casa Forte, Unicap (Boa Vista) e Carrefour (Torre).