Pernambuco anuncia dose de reforço da vacina contra Covid-19 para trabalhadores da saúde e pessoas a partir de 60 anos

Até então, orientação era aplicar reforço em pessoas com baixa imunidade e as a partir de 70 anos. Secretário de Saúde também reforçou necessidade de público completar esquema vacinal.

Por Cristiano Rodrigues 01/10/2021 - 12:49 hs

O governo de Pernambuco anunciou, nesta sexta-feira (1º), a aplicação de dose de reforço da vacina contra Covid-19 para trabalhadores da saúde e para pessoas a partir de 60 anos. Até então, a recomendação do estado era a terceira dose no público acima de 70 anos e imunossuprimidos.

O secretário de Saúde do estado, André Longo, afirmou, durante coletiva de imprensa, que os integrantes dos novos grupos precisam ter completado o esquema vacinal há, pelo menos, seis meses para receber o reforço. Para pessoas com baixa imunidade, o intervalo é de 28 dias. Cabe a cada município decidir o calendário de imunização.

O esquema vacinal é considerado completo quando a pessoa toma duas doses dos imunizantes CoronaVac, Pfizer/BioNTech ou AstraZeneca/Fiocruz, ou a dose única da vacina da Janssen. O secretário reforçou que a vacinação tem contribuído para diminuir os índices de contaminação em Pernambuco.

"A retomada das atividades é fruto do avanço da vacinação que é peça-chave para superarmos o vírus e aqui reforço que é muito importante completar o esquema vacinal como indicado para cada um dos grupos", lembrou Longo.

O secretário afirmou que, nos próximo dias, Pernambuco deve receber mais de 318 mil doses de imunizantes da Pfizer e da AstraZeneca. "Especialmente a AstraZeneca, é para fazer segunda dose. É muito importante atentar para isso", disse.

André Longo afirmou, ainda, que os dias de mobilização para agilizar a aplicação de segunda dose ajudou a diminuir para cerca de 381 mil o número de pessoas com esquema vacinal atrasado. O estado chegou a mais de 700 mil moradores com segunda dose atrasada.

Testagem

Durante a coletiva, o secretário anunciou também um novo ponto de testagem para detectar Covid-19 no desembarque do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, na Zona Sul da capital, e três vans itinerantes para testagem de pessoas com sintomas ou que tenham tido contato com alguém com suspeita.

"Quanto mais cedo detectarmos os casos ativos da doença, mais rapidamente poderemos controlá-la com o isolamento das pessoas e, assim, interrompermos a cadeia de transmissão", disse Longo.

Os novos pontos buscam reforçar o programa de testagem em massa da população pernambucana, lançado pelo governo estadual em agosto.

Vacinação contra outras doenças

Começou, nesta sexta-feira (1º), a Campanha Nacional de Multivacinação, que busca imunizar crianças e adolescentes com menos de 15 anos contra várias doenças e atualizar a caderneta. O secretário André Longo disse que, assim como outros locais do país, Pernambuco ainda não atingiu a meta de cobertura mínima para as vacinas indicadas para proteção de crianças e adolescentes alvos da campanha nacional.

Atualmente, a cobertura vacinal indicada para crianças menores de 1 ano de idade está em 70,35% do público que deveria ter tomado a BCG , por exemplo, e de 68,26% da pneumocócica. Nos que tem acima dessa idade, nenhuma das principais vacinas superam 65% do público alvo.

André Longo disse que, assim como outros locais do país, Pernambuco ainda não atingiu a meta de cobertura mínima para as vacinas indicadas para proteção de crianças e adolescentes alvos da campanha nacional.

Atualmente, a cobertura vacinal indicada para crianças menores de 1 ano de idade está em 70,35% do público que deveria ter tomado a BCG , por exemplo, e de 68,26% da pneumocócica. Nos que tem acima dessa idade, nenhuma das principais vacinas superam 65% do público alvo.